quinta-feira, agosto 31, 2006

Varinas do Porto

Assim como das de Lisboa, as varinas (vareiras ou bareiras, como são chamadas) do Porto são oriundas do litoral beirão, sobretudo de Ovar ou da Murtosa.
Este traje indica o tipo de trabalho da utilizadora, já que anda descalça ou em chinelas, permitindo grande mobilidade e leveza no andar. Usa a saia comprida e rodada, atada com uma faixa que lhe segura o ventre, onde usa uma algibeira, presa com presilha, que tem como função guardar os proventos da venda. O colete ajustado com atilhos sobre uma blusa ampla, permite adaptá-lo ao corpo, à medida das necessidades. Enverga lenço e chapéu com rodilha, o que lhe facilita andar com a canasta à cabeça. A canastra, que sempre a acompanha, fala-nos do seu conteúdo, o peixe que vende na zona da Ribeira do Porto. («Trajes de Portugal»)
PS predestinado a encerrar maternidades

O encerramento de maternidades trás à memória dos ovarenses o idêntico destino que foi dado á Maternidade do Hospital de Ovar. Passam exactamente sete anos, sobre uma decisão polémica, que ontem como hoje, inquieta populações, por não compreenderem facilmente, porque razão as entidades responsáveis pela Saúde no país, deixam primeiro esvaziar tais serviços, não investindo na sua manutenção e qualidade e depois fazem “xeque-mate”, amputando as unidades hospitalares do serviço de ginecologia obstetrícia, ainda que com o argumento calculista do insuficiente numero de partos realizados e da falta de condições de segurança para as parturientes e para os bebés.
A verdade é que a principal razão, que leva a determinar o fim de maternidades como as anunciadas na lista negra do ministro da Saúde, Correia dos Campos, é fundamentalmente a obsessão do défice e a consequente redução de despesas. Medidas meramente economicistas, que também se sobrepuseram a qualquer outro argumento aquando do processo de encerramento da maternidade de Ovar. Nem mesmo a teoria já naquela altura, dos recomendados 1500 partos por ano, quando em Ovar eram feitos 700, escondeu a lógica economicista que esteve subjacente á politica de encerramento que o mesmo partido de regresso ao poder, volta a levar a efeito indiferente aos protestos.

José Lopes in «O primeiro de Janeiro»

quarta-feira, agosto 30, 2006

Aos mais ferrenhos
Disco que tem sido oferecido
aos sócios/adeptos da Ovarense/Futebol




«O que é que você vai fazer Domingo à tarde», desse pequeno grande vulto (visionário ainda por cima) da música latina, Nélson Ned.

terça-feira, agosto 29, 2006

Festa do Avante! abre sexta-feira
com homenagem a Lopes Graça


Um concerto de homenagem ao maestro Fernando Lo pes Graça marca sexta-feira a abertura do programa cultural da 30ª edição da Fes ta do Avante!, que recebe anualmente cerca de 200 mil visitantes, de acordo com o PCP.
A Orquesta Sinfonietta de Lisboa, sob a direcção de Vasco Pearce de Aze vedo, tocará obras de Lopes Graça, num concerto ao início da noite de sexta-feir a para assinalar o centenário do nascimento do maestro e compositor que será «o ponto alto» do programa cultural da Festa do Avante!, destacou o dirigente comunista Ruben de Carvalho.
Durante os três dias da Festa do Avante!, entre 01 e 03 de Setembro, na Quinta da Atalaia, Seixal, estão previstos 25 debates de vários temas da actual idade, dezenas de espectáculos musicais, exposições e teatro.
De acordo com Ruben de Carvalho, a Festa do Avante! tem registado anualmente «cerca de 200 mil entradas».

segunda-feira, agosto 28, 2006

Mar, serra e ria... um mundo de férias

Se veio a este Blog por obra do acaso, mas o que pretende é um roteiro sobre o que pode visitar na cidade, então aceite esta proposta do Hotel «Meia-Lua», em Ovar
A primeira surpresa de quem visita esta região é a de tudo estar tão perto, de como em poucos minutos se pode passar dos extensos areais cheios de sol para a frescura dos pinhais e dos vinhedos, das alturas de ar vivificantes. Porque, na verdade, apenas alguns quilómetros separam as zonas do litoral de Ovar, Murtosa, Aveiro, Ílhavo e Vagos das serranias verdejantes de Vale de Cambra e de Águeda, ou das margens do Rio Douro, em Castelo de Paiva, permitindo num dia só, bronzear o corpo numa praia e passar horas agradáveis numa paisagem de verdes e água.
A segunda é dada pela Ria, pelos seus horizontes feitos de muitos tons de azul, recortados, aqui e além, pelas pirâmides brancas do sal, as velas dos moliceiros, os milharais e pastagens. Uma Ria que está ela também próxima das praias de areia fina e que se estende até aos primeiros contrafortes das elevações que começam a subir em direcção à serra.
A Ria tem, ainda, uma outra surpresa agradável: o convite permanente aos prazeres da vela, do esqui aquático, do windsurf, do remo. Porque a Ria é água a perder de vista, quilómetros e quilómetros de pista para todos os desportos aquáticos.
As surpresas desta região não acabaram. Porque o visitante tem ainda muito para ver, para apreciar, para viver. Gosta de arte, de história? Então em Ovar deve começar por visitar:

Igreja Matriz
Reconstruída no séc. XVII, sofreu obras posteriores. Azulejos da fachada do séc. XX.
No interior, encontra-se a 1ª capela dos Passos (a Capela do Pretório).

Capela da Srª da Graça
Construída no 1º quartel do séc. XVII, com remodelações diversas. Altar-mor renascença (séc. XVII) e imagem do séc. XV.

Capela de Santo António
Do final do Séc. XVII, com fachada de azulejo do séc. XX. Conhecida pela tradicional missa e benção do gado, efectuada junto à capela, no dia 13 de Junho.

Casa-Museu da Ordem Terceira de São Francisco
Instituição secular, a Ordem Terceira de São Francisco contituiu, com o decorrer dos tempos, um património de arte sacra que hoje se encontra exposto na sua Casa- -Museu. Imagens utilizadas em procissão, com destaque para a Nossa Senhora da Conceição (séc. XVIII), alfaias de culto, paramentos, pinturas, porcelanas e curiosidades religiosas são apresentadas num ambiente que reflecte a vida da instituição. Como curiosidade regista-se o padrão dos azulejos que revestem a fachada, com o símbolo da Ordem Terceira de São Francisco

Museu de Ovar
A beleza dos antigos trajes regionais, os delicados bordados e rendas feitos por mão de mulher dizem muito sobre a história de Ovar e das suas gentes. Objectos ligados a antigos usos e profissões, exemplos da arquitectura e interiores de casas populares, associam-se a largas centenas de bonecas vindas de muitos países. Colecção de pintura cerâmica contemporanêa.

Museu Júlio Dinis - Uma casa Ovarense
Reconstituição do interior da casa vareira tradicional. Retrata a passagem, em 1863, do escritor Júlio Dinis por Ovar.

Por toda a Região, muitos solares e igrejas são testemunhos de arte, da vida de outros tempos.
O perfil elegante do barco moliceiro, reflectindo-se na água espelhada da ria, o colorido dos seus painéis, são imagens que a Região de Turismo Rota da Luz evoca e, também, daquelas que ficam para sempre na memória.
Mas outros atractivos esperam o turista que visita a esta região.
Esta região e, sem dúvida, um mundo de férias. Porque nela há muito para ver, para viver. E como o mar, a serra e a Ria estão perto, é sempre fácil responder aos gostos de um momento, variar as ocupações, enriquecer cada dia com experiência diferente. Porque assim se vivem verdadeiras férias.


Sol e Praia
Em praias como Esmoriz, Cortegaça e Furadouro encontrará animação, alegria, sol e cor. Outras frentes como Maceda, Arada e Torrão do Lameiro, são excelentes para o descanso em contacto com a natureza.
Os barcos da arte xávega, aguardam no areal a hora de se fazerem novamente ao mar.
O Rio Cáster constitui um magnífico local para a observação da natureza, nomeadamente na sua foz. Mas outros rios atravessam igualmente o Concelho. É o caso dos rios Negro e Gonde (ou Amieiro).
A Ria de Aveiro, tem o seu limite norte no Carregal.
Outro acidente geográfico com grandes repercussões na fauna migratória é a Barrinha de Esmoriz. (Daqui)

sábado, agosto 26, 2006

Safa-se o basquetebol...
Ovarense Aerosoles
é exemplo de gestão




Não é só o futebol da Ovarense que conhece dias complicados. O Belenenses, Gil Vicente e Leixões que o digam. Por motivos diferentes. Safa-se o basquetebol da Ovarense Aerosoles que parece respirar saúde, ao contrário dos vizinhos UD Oliveirense e Aveiro Basket que anunciaram a extinção da secção. Motivo? O de sempre: Dificuldades económicas.

sexta-feira, agosto 25, 2006

Futebol: Caso Mateus
Tribunal Administrativo dá razão aos gilistas

No futebol português, não há dúvida que o que hoje é verdade, manhã é mentira e o contrário também é verdade. O Tribunal Administrativo de Lisboa deu hoje razão ao pedido do Gil Vicente e ordenou à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) que recoloque os gilistas na primeira Liga, confirmou à Agência Lusa o presidente do clube de Barcelos.
De acordo com António Fiúza, "o tribunal reconfirmou a decisão divulgada quinta-feira para quem tinha dúvidas. Não era muito difícil perceber a decisão, mas as pessoas têm direito às suas dúvidas".
O dirigente acrescentou que, num processo de mais de 700 páginas, "havia muitas irregularidades e por isso o juiz não precisou de mais de 24 horas para decidir" a favor dos gilistas.
O "caso Mateus" diz respeito à utilização do internacional angolano pelo Gil Vicente na época 2005/06, quando o futebolista estava impedido por ter actuado com estatuto de amador, na época imediatamente anterior, ao serviço do Lixa.
Em causa está o recurso a tribunais civis por parte dos gilistas, segundo a decisão da Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional no passado dia 01, que, assim, relegou o clube de Barcelos para a Liga de Honra e decretou a permanência do Belenenses no campeonato principal.
Eles não dormem...

quinta-feira, agosto 24, 2006

A graça do «Senhora da Graça»



Não há quem não se derrube com os encantos do barco mais emblemático da Arte da Xávega no nosso concelho: O «Senhora da Graça».
Agora fomos descobrir esta belíssima foto num photoblog de um fotógrafo francês da embarcação que vence as ondas na praia do Furadouro e que teve um dos seus predecessores, com o mesmo nome, em exposição na «Expo 98», em Lisboa.
Sistema solar em discussão
Plutão deve hoje deixar de ser planeta



Não se pode dizer que a União Astronómica Internacional (IAU, na sigla em inglês) não se tenha esforçado para defender o estatuto de Plutão. Mas várias fontes indicavam ontem que a proposta que será votada hoje na assembleia da IAU, em Praga (República Checa), deverá contemplar um sistema solar com apenas oito planetas. Plutão deve ser despromovido para planeta anão, uma categoria intermédia de objectos espaciais que não têm força gravítica suficiente para se imporem sozinhos na sua órbita.
Publicidade «Tudo Num»

quarta-feira, agosto 23, 2006

Roteiro Turístico de Ovar (1940)

Nos finais dos anos de 1940, a ROTEP (de: Roteiro Turístico e Económico de Portugal), com sede na Av. da Boavista, 1424, no Porto, editaria desdobráveis de papel forte com indicações geográficas e económicas dos concelhos do país (fechados mediam 16,8 x 22,4 centímetros; abertos oito vezes aquela dimensão). Não sei se foram editados todos os concelhos, mas tenho indicações de, pelo menos, 229 o terem sido.
Como se pode observar (...), as capas representavam espaços paisagísticos ou edifícios facilmente reconhecíveis dos concelhos, como a Câmara Municipal. No interior, havia uma pequena história do concelho.

Respigo algumas linhas do desdobrável de Ovar: «As antigas indústrias - fabrico de louças de barro sem vidrar [...] - desapareceram, suplantadas pelo aparecimento dos esmaltes e pela construção de paredões onde os grandes navios, que vêm ao Tejo, acostam comodamente. Oleiros e calafates são, em Ovar, figuras da tradição. As duas olarias sobrevivas dedicam-se, apenas, ao fabrico de vasos para jardim e algumas vasilhas para líquidos. Em sua substituição, todavia, temos uma importante fábrica de telha do tipo de marselha, tijolos e tubagem de grés e botijas. Tiveram larga fama de mestras de bordados a branco e de flores artificiais as mulheres que viveram em Ovar por todo o século passado [leia-se XIX]. Para as pessoas de bom paladar, subsiste a indústria do pão de ló, célebre entre as celebridades das gulodices nacionais».

E, durante parte do século XX, a fábrica de motores Rabor deu fama ao concelho, como numa das imagens mais pequenas abaixo se consegue descobrir.


Estas imagens, como se descobre facilmente, eram os mapas com apontamentos económicos, de trajes e tradições, num exemplo perfeito da ideologia do Estado Novo: a ruralidade, a auto-suficiência, a distinção de especificidades: as praias na Barrinha de Esmoriz, em Cortegaça e no Furadouro; as romarias em S. Vicente de Jusã, Senhora de Entre-Águas ou Senhora do Desterro; o chapéu vareiro, a nora, as fábricas.

Na última página do desdobrável, identificavam-se outros dados do concelho, como população e área do concelho. Em 1949, Ovar tinha estação telégrafo-postal de segunda classe, com horário para o público das 8:00 às 20:00 e serviço permanente de telefones. Então, publicavam-se dois semanários: João Semana e Notícias de Ovar.


À falta de um termo melhor, cunho como regionalista esta estética numa indústria cultural incipiente - o turismo. A segunda guerra mundial acabara pouco antes, vivia-se por toda a Europa um período de reconstrução e Portugal, apesar de não ter entrado directamente na guerra, procurava reorientar-se económica e politicamente (o que não aconteceu). A estética saída da Exposição nacionalista dos centenários (1940, em que se comemoravam a independência do século XII e a restauração de 1640) vincar-se-ia oficialmente, deixando outras estéticas (como o surrealismo e o neo-realismo) para outros agentes sociais e culturais.

(Texto e imagens fruto de pesquisa de «Indústrias Culturais»)

terça-feira, agosto 22, 2006

Evidências do (Fiasco) do Pontal
Emergências de Menezes

«Boas notícias para Luís Marques Mendes, que pode continuar descansado a liderar o PSD. A oposição interna à sua liderança -- ainda? por ora? -- não se entende entre si. O facto de ter sido escolhido este ano Luís Filipe Meneses para orador principal, bem como o tom anti-Marques Mendes em que se converteu a Festa do Pontal, levou a que António Borges e Morais Sarmento se pusessem a milhas. Foram, aliás, os últimos a descolar e a perceber no que se tinham metido, o que constitui um atraso notório na leitura dos factos políticos e que não abona muito em seu favor». («Bloguítica»)

segunda-feira, agosto 21, 2006

Ficamos mais descansados
Nomeações para o Estado continuam a ser publicadas

O Governo esclareceu hoje que as nomeações para os gabinetes e para a Função Pública vão continuar a ser publicadas em «Diário da República», sublinhando que a não publicação diz respeito apenas aos contratos de trabalho dos funcionários do Estado a prazo.
Em conferência de imprensa, o secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, afirmou que «o que está em causa não são as nomeações para gabinetes, para a Função Pública ou por escolha, são os contratos individuais de trabalho» e acrescentou que, até ao final do ano, o governo vai aproveitar a reforma do sistema de vínculos, carreiras e remunerações para propor que todas as contratações sejam publicadas.
Ficamos mais descansados, caso contrário ficaríamos sem saber que a Vera Ritta Sampaio conseguiu o que poucos recém-licenciados conseguem neste país: Um emprego!

domingo, agosto 20, 2006

Arte de proa

Este belíssimo barco de «pescoço-de-cisne» - como alguns chamam ao moliceiro, é do Torrão do Lameiro e já é uma atracção turística no canal de Ovar da Ria.
(Notícia aqui)

sábado, agosto 19, 2006

Verão? Que Verão?



Uma musiquinha enquanto o Verão foi dar uma volta. E esta - «My favourite waste of time», do Owen Paul - é um «summer hit», definitivamente.

sexta-feira, agosto 18, 2006

Festa na praia



Se o tempo permitir, amanhã é o dia do I Furabeachparty, no areal da praia do Furadouro, em frente à Av. Central. Os DJ's são da casa e são conhecidos (Johnny Light e Neuza). É mais uma produção da equipa que trouxe a Daniela Mercury ao Estádio Marques da Silva, entre outras produções que têm agitado o meio.
Esperemos que tenham sorte com o tempo, porque sendo a entrada gratuita, a animação está garantida.
O Gosto ao Pé


Para aqueles que acham que os pés não servem apenas para marcar o ritmo, aí está o I Torneio de Futebol organizado pela Escola de Samba Costa de Prata. As inscrições decorrem na Casa Reis, onde os interessados poderão igualmente consultar o regulamento. A entrega das incrições pode ser feita na Casa Reis ou no Centro de Cópias (por cima da Casa Reis).
Para qualquer outro esclarecimento, os interessados podem contactar a organização através dos seguintes numeros de telem. 916137973, 918542847, 933330905 e 962433394.
México
Resgatados vivos três pescadores
perdidos nove meses no mar


Três pescadores mexicanos que andaram nove meses à deriva, no Oceano Pacífico, foram resgatados sãos e salvos, a 09 de Agosto, por pescadores taiwaneses de atum, anunciou, hoje, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do México.
Os pescadores eram cinco quando, em Outubro, saíram do porto de San Blas, numa embarcação de pesca de tubarões, que ficou sem combustível e foi arrastada pelo vento.
Dois pescadores morreram, provavelmente entre Janeiro e Fevereiro, e os companheiros atiraram os seus corpos ao mar, disse, em conferência de imprensa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Ernesto Derbez.
Enquanto as correntes marítimas arrastavam a embarcação para Oeste, os pescadores alimentavam-se do peixe cru que pescavam e bebiam água das chuvas.
Os sobreviventes foram identificados como Jesús Eduardo Vidaña, Lucio Rendón e Salvador Ordóñez.
Vidaña ignora que, durante a sua ausência, foi pai de uma menina, agora com quatro meses, e a mulher pediu que nada lhe fosse dito para lhe fazer uma surpresa, quando ele chegar a casa.
Os pescadores falecidos eram conhecidos por Juan David e El Farsero.
Os sobreviventes foram resgatados perto das Ilhas Marshall, onde deverão chegar a 21 de Agosto, segundo comunicação da embarcação taiwanesa.
Um funcionário da representação diplomática do México na Nova Zelândia viajou já para as Ilhas Marshall, para receber os resgatados e tratar dos seus cuidados médicos e repatriação.
O Ministério disse desconhecer se os pescadores se dedicavam a alguma actividade ilícita, como a pesca ilegal do tubarão, como especula a imprensa mexicana.
O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Luis Ernesto Derbez, comentou que as autoridades mexicanas foram surpreendidas pelo salvamento dos pescadores «porque não havia qualquer notícia sobre o seu desaparecimento».
Adiantou que os três pescadores estão «fisicamente bem» embora magros e esfomeados.
As Ilhas Marshall ficam a 8.800 quilómetros da costa mexicana no Pacífico.
Uma das explicações para a ausência de notícias sobre o desaparecimento pode ser o facto de se tratar de uma pequena embarcação, com cerca de oito metros de comprimento, pelo que não precisa de comunicar formalmente a sua saída para o mar às autoridades portuárias.
A Conferência Episcopal do México descreveu já os sobreviventes como um exemplo de fé: «Devíamos seguir o exemplo destes três pescadores, que fizeram da oração a fonte da sua força», diz uma nota episcopal.

quinta-feira, agosto 17, 2006

Segurança Social
Lista dos devedores tem 222 contribuintes em falta

A lista dos devedores à Segurança Social tem 222 contribuintes, 204 dos quais são empresas, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
Contribuintes individuais há apenas 18, sobretudo no escalão mais baixo (entre os 50 mil e os 100 mil euros).
Desta lista constam as dívidas com processos de cobrança coerciva instaurados nas Secções de Processo da Segurança Social até 31 de Dezembro de 2004, de contribuintes singulares com dívidas de pelo menos 50 mil euros e contribuintes colectivos (empresas) com dívidas de mais de 100 mil euros.
A lista de devedores está disponível no site da Segurança Social www.seg-social.pt.
O Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social referiu, em comunicado divulgado quarta-feira, que foram notificados para audição prévia 442 devedores, a que corresponde uma dívida agregada de cerca de 100 milhões de euros.

quarta-feira, agosto 16, 2006


Júlio Denis casamenteiro

A pista de dança está lotada. As mesas onde vão sendo servidos pedaços de frango de churrasco, também. O agrupamento musical de serviço, baptizado SOS, canta primeiro em espanhol e depois em brasileiro "Só vejo a hora de você chegar para todo o meu amor mostrar". Os casais, dezenas deles, esquecem a idade, desentorpeçam a alma e colam os corpos, cedendo à balada.
A danceteria Júlio Denis, na Rua Costa Cabral, no Porto, é mais do que um espaço onde as pessoas se encontram para dançar. É um espaço de comunhão, onde não ninguém exibe tristezas e onde frequentemente tombam de amor. Anteontem, a sala mais antiga da cidade, celebrou o vigésimo aniversário.
"Foi aqui que nos conhecemos. Gostamos os dois de dançar e apaixonámo-nos", confessa um casal, no intervalo de uma dança, pedindo discrição. Têm mais de 70 anos, mas o romance devolve -lhes o sabor proibido da adolescência. "Somos namorados, mas os nossos filhos não podem saber. Não queremos deixar de vir aqui", apelam, quase com embaraço, antes de ele a levar, novamente para a pista, pela mão.(O «JN» tem a história)
O "Segundo 11 de Setembro" do Pentágono

"Outro ataque (11/Set) poderia criar tanto uma justificação como uma oportunidade para retaliar contra alguns alvos conhecidos"

por Michel Chossudovsky

Uma característica essencial da "defesa" no caso de um segundo grande ataque à América é a "ofensa", segundo secretário de Segurança Interna Michael Chertoff: "A segurança interna é uma peça de estratégia mais vasta [a qual] leva a batalha ao inimigo". ( DHS, Transcrição do discurso completo do secr. Michael Chertoff em Março de 2005 )
No mês a seguir às bombas de Londres de 7 de Julho do ano passado, o vice-presidente Dick Cheney instruiu a USSTRATCOM a redigir um plano de contingência "a ser empregado em resposta a um outro ataque terrorista tipo 11/Set aos Estados Unidos". Implícito no plano de contingência estava a certeza de que o Irão estaria por trás do Segundo 11/Set. (Ler mais aqui)

terça-feira, agosto 15, 2006

Volta: Aos 36 anos, português vestiu a camisola amarela
Vareiro Pinho cumpre sonho

Carlos Pinho ganhou e vestiu, aos 36 anos, a camisola amarela pela primeira vez
O chavão pode ser vulgar mas traduz na perfeição a emotividade e indefinição desta Volta a Portugal: nove etapas outros tantos líderes. Ontem, na chegada ao Fundão, Carlos Pinho, veterano ciclista da Barbot, envergou, pela primeira vez na sua carreira, o ‘jersey’ símbolo da liderança.
O vencedor da etapa acabou por ser de novo um homem do Duja-Tavira, o búlgaro Krassimir Vassilev.
Pinho, de 36 anos, viveu ontem um dia que jamais irá esquecer. Há 17 anos no ciclismo, o corredor de Ovar nunca tinha alcançado tal feito. “Sempre tive o objectivo de vestir esta camisola um dia e felizmente consegui”, afirmou no final da etapa, reconhecendo que vai ser muito difícil manter a liderança uma vez que o ‘crono’ não é o seu forte.
No dia em que o pelotão subiu o ponto mais alto de Portugal Continental, mais um excelente espectáculo de ciclismo. O ex-camisola amarela, Pfannberger, sem equipa para o ajudar na subida à Torre, cedo deu mostras que a amarela iria mudar de novo. Já no final da tirada o austríaco acabou por reconhecer que não se sentiu “nada bem”. Os ataques sucederam-se logo no início da primeira contagem de montanha. Um grupo de 20 ciclistas formou-se na frente e não mais foi alcançado até à meta. Entre os corredores estavam de novo os principais candidatos à vitória final, excepto o camisola amarela. A 20 quilómetros da meta, Vassilev atacou no seio grupo e cortou a meta isolado no Fundão, dando a terceira vitória à equipa de Tavira.(«Correio da Manhã»)
Melhor do que nunca!



Já não se fazem estrelas como ela. Kim Wilde apercebeu-se disso e, vinte anos depois de ter editado originalmente «You came», está de regresso. Ela e o tema. Nem parece que o tempo passou. Ai, ai.

domingo, agosto 13, 2006

Festival de Gastronomia do Furadouro



Pratos típicos e não só. Tudo muito bem regado porque o calor assim o obriga.

sábado, agosto 12, 2006

Equipado a rigor

O primeiro-ministro, José Sócrates,
protege os ouvidos durante uma visita guiada
a uma plataforma de exploração de petróleo da Petrobras
ao largo do Rio de Janeiro, no Brasil.
Ontem, Sócrates cumpriu o quarto e último
dia da visita oficial ao Brasil.
(Foto: Estela Silva/Lusa/Público)

sexta-feira, agosto 11, 2006

Uff! Ovar está com 36 graus!
Alerta máximo devido a calor em 12 distritos

As altas temperaturas que se fazem sentir por todo o país levaram a Direcção-Geral de Saúde (DGS) a colocar 12 distritos em alerta máximo esta sexta-feira.
O alerta vermelho, o mais alto dos três graus de alerta, foi declarado nos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém e Setúbal.
O alerta vermelho refere-se a temperaturas elevadas que podem causar problemas graves de saúde. No distrito de Santarém, os termómetros deverão chegar aos 42 graus centígrados, enquanto em Beja, Évora e Leiria as temperaturas máximas previstas são de 40 graus.
Os distritos de Bragança, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão sob alerta amarelo, o grau intermédio que é accionado quando as temperaturas poderão causar efeitos na saúde, embora não tão graves como no nível vermelho.
Os distritos de Faro e Guarda encontram-se no nível verde, aplicado a situações normais.
Por falar em Pobreza...



...é incrivel quando uma pessoa não tem mais nada que vestir para além de umas calças em farrapos. Concordo com o Manuel de Oliveira quando ele diz que é preciso fazer alguma coisa...

quinta-feira, agosto 10, 2006

«Muger de Ovar»

AGUILERA, S., ca 1872-1878
Muger de Ovar, vendedora de pescado en Lisboa [Visual gráfico / A. Perea ; S. Aguilera cromolit.º. - [S.l. : s.n., 1878?] (Malaga : Lit. de F. Muñoz. - 1 gravura : cromolitografia. - Data provável baseada no período de actividade do litógrafo.
«O Mar/Os Pescadores»







Foi inaugurada, no passado sábado, dia 5 de Agosto, no Posto de Turismo do Furadouro, a 2ª Exposição de Arte Postal do Clube Millennium bcp, sob o tema “O Mar/Os Pescadores”.
Esta é uma exposição de cariz inovador, uma vez que este movimento artístico consiste em trocar mensagens criativas utilizando o sistema de correios para a sua circulação. É um meio livre, onde todo o tipo de mensagens ícones, pintura, desenho, carimbos, adesivos, envelopes, colagens ou composições são permitidas. A Arte Postal foi criada em 1968 por Ray Johnson e pela Escola de Arte por Correspondência e é realizada por variadíssimas profissões do campo das artes como artistas, pintores, desenhistas, ilustradores, arquitectos, poetas, escritores e pessoas de todas as idades.
Para além de inovadora, a exposição é também multicultural pois conta com 240 trabalhos de 152 autores oriundos de 33 países do mundo.
Esta iniciativa do Clube Millennium bcp tem o intuito de descentralizar e divulgar as suas actividades culturais, nomeadamente, as artes plásticas, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Ovar.
Esta é a 2ª edição da exposição, sendo que a primeira foi realizada em Arcos de Valdevez, sob o tema “Arcos”.
Uma exposição a não perder, que estará patente até ao dia 15 de Setembro de 2006, no Posto de Turismo do Furadouro, a funcionar com o seguinte horário: de quinta a segunda-feira – das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas, à terça-feira – das 10 às 13 horas. (Texto e fotos: Gabinete de imprensa da CMO)

quarta-feira, agosto 09, 2006

Romaria de S. Paio da Torreira 2006

De 7 a 10 de Setembro, decorrerão as tradicionais Festas em Honra de S. Paio da Torreira, muito procurados pelos vareiros e que atraem, ano após ano, milhares de visitantes ao concelho da
Murtosa.
A Romaria de S. Paio, indiscutivelmente a maior e mais conhecida da região,
é, desde tempos imemoriais, ponto de encontro para naturais e forasteiros,
que, chegando por terra ou por água, se concentram por estes dias na praia
da Torreira, em maré de celebração e convívio.
Do extenso programa das festividades, destacam-se o "Concurso de Rusgas" e o
"Fogo no Mar", no dia 7 de Setembro; a Missa Solene e a Procissão, no dia 8,
feriado municipal e dia de S. Paio; as "Corridas de Chinchorros e de
Bateiras à Vela" e o sempre aguardado "Fogo na Ria", no dia 9; o "Concurso
de Painéis" e a Regata de Moliceiros, no dia 10.
Da animação musical o destaque vai para actuação da cantora Mónica Sintra,
na "noitada" de sábado, dia 9.

O cartaz completo da Romaria de S. Paio 2006 é o seguinte:

7 de Setembro
08.00h - Alvorada.
22.00h - Actuação do Grupo Sequência.
22.00h - Concurso de Rusgas.
00.00h - Fogo no Mar.
00.30h - Actuação da artista Ana Cláudia e bailarinas.

8 de Setembro
08.00h - Alvorada.
09.00h - Arruada com Banda e Fanfarra.
10.00h - Missa Solene na Capela de S. Paio, seguida de procissão.
15.00h - Música Ambiente, no Largo da Varina.
22.00h - Actuação da "Banda Time".

9 de Setembro
08.00h - Alvorada.
15.00h - Corrida de Chinchorros.
16.00h - Corrida de Bateiras à Vela.
22.00h - Actuação do Grupo Orangotango.
00.00h - Fogo na Ria.
00.30h - Actuação da artista "Mónica Sintra".

10 de Setembro
08.00h - Alvorada.
10.00h - Concurso de Painéis dos Barcos Moliceiros.
15.00h - Regata de Barcos Moliceiros.
15.00h - Actuação do "Duo Amizade".
18.00h - Entrega de Prémios dos Concursos e Regatas.

terça-feira, agosto 08, 2006

Um êxito a repetir
I Feira de Gastronomia e Outlet de Ovar



Cerca de três dezenas de expositores marcaram presença na I Feira de Gastronomia e Outlet de Ovar, uma iniciativa dinamizada pela Associação Comercial de Ovar e São João da Madeira.
Enquanto que a maioria corria em direcção às praias para se refrescar do calor sufocante do último fim-de-semana, estes comerciantes aguentaram-se, estóicos, no Parque da Nossa Senhora da Graça, em Ovar.
As fotos, tiradas na tarde de domingo, não fazem justiça ao sucesso do certame, em especial pela afluência registada durante a noite.
A ideia tem pernas para andar e para o ano vai haver mais.

segunda-feira, agosto 07, 2006

O melhor de Portugal



Esta é a Cláudia Borges e faz parte da Selecção Nacional proposta pelo «Que se Blog».

domingo, agosto 06, 2006

Tipo «Lego»


Oh, claro, o mapa não é oficial, é apenas a opinião de um general dos USA que para vencer o tédio da reforma se pôs a desenhar mapas! Pois, pois! Ler mais sobre o assunto aqui e aqui.

sábado, agosto 05, 2006

No bairro do amor
trabalha-se arduamente


Se há ritual que se cumpre todos os anos antes da viagem para o Sudoeste, é a partida conjunta de grupos de amigos rumo à planície alentejana. Consequência imediata, à chegada ao local, o parque de campismo acaba por ser dividido pelas zonas a partir das quais se iniciou o trajecto.
De norte a sul do País, a dimensão destas microssociedades alarga-se como que a dizer "traz outro amigo também". Esta regionalização que cada vez mais se sentiu noutras edições com o colocar de faixas identificadoras de determinado local, levou à criação de um novo concurso denominado Melhor Tribo. Este visa, pela primeira vez, eleger diariamente o melhor "bairro" do Sudoeste.
Nos dois primeiros dias, ganharam Pinhal Novo e Ovar. O critério de escolha tem a ver com a criatividade demonstrada na arrumação do respectivo abrigo. Aqui tanto vale a dimensão de espaço ocupado como a imaginação para o decorar. Também importante é a mensagem identificadora do respectivo grupo. O prémio, esse, passa pela oportunidade de assistir ao concerto do cabeça-de-cartaz de cada noite (Prodigy e Gentleman, por exemplo) na zona do pit, entre a relva e o palco. («DN»)

sexta-feira, agosto 04, 2006

Manuel de Oliveira: «Uma
Voz Contra a Pobreza»




O presidente da Câmara Municipal de Ovar é uma das vozes mundiais que surgem num vídeo produzido pelas Nações Unidas para a campanha «Voices against Poverty».
A Receita

A quem interessar...

quinta-feira, agosto 03, 2006

PEIXEIRADA

«Carnaval em Havana»
(Obra de Joey Infante)




Carnaval de Havana foi cancelado

As autoridades cubanas suspenderam hoje o Carnaval de Havana, a festa mais antiga e popular da capital cubana, que deveria começar sexta-feira, dois dias depois de Raul Castro assumir a liderança do país.
"A Comissão Organizadora do Carnaval de Havana 2006 informa a população da decisão de adiar a realização dos festejos até uma nova data", refere uma no ta da Agência de Informação Nacional (AIN), sem avançar qualquer explicação para os motivos da suspensão.
A suspensão do Carnaval ocorre dois dias depois de Fidel Castro ter delegado provisoriamente as funções de presidente ao seu irmão, Raul Castro, enquanto recupera de um complicada intervenção cirúrgica aos intestinos.
O Carnaval de Havana, que este ano deveria decorrer entre 04 e 12 de Ag osto, é originário da época colonial e realizava-se tradicionalmente em Fevereir o.
Com triunfo da revolução, em 1959, o Carnaval começou a celebrar-se no Verão, depois da colheita do açúcar.

quarta-feira, agosto 02, 2006


José Cid
«Novas gerações vão-me tolerando»


Há cerca de dois anos, quando encontrei o José Cid no Furadouro, já ele falava no disco das baladas. O que ele não esperava era o movimento em que se vê envolvido de revivalismo em torno da sua carreira, por ocasião do lançamento CD «Baladas da Minha Vida».

Eu : É costume ter muitos espectáculos marcados na época do Verão?
José Cid: Por acaso é, porque não tenho nível para ir ao Centros Cultural de Belém ou ao Coliseu…

Eu: Não tem?! Porque é que um artista como você nunca tocou num sítio desses?
JC: Olha, porque não tenho managements em Lisboa, não faço parte de nenhum «lobby», não estou para isso. Eu sou da província, vivo aqui no distrito de Aveiro e o que eu gosto é de cantar e de surpreender e, por isso, é que faço isto. Tenho um belíssimo grupo a cantar comigo, em que figura o guitarrista Mike Sargeant, e adapto o meu espectáculo ao público que está à minha frente e vou cantando por aí.

Eu: Mas para além deste, sei que tem um espectáculo mais intimista…
JC: Sim, tenho uma cena mais cultural que se chama “Sons do Centro” e que se baseia na poesia dos grandes poetas do centro, como Miguel Torga, Manuel Alegre, Mota Tavares e José Afonso. Este concerto é acústico, com guitarras de Coimbra, gaitas de foles, percussão de pés e mãos e comigo ao piano. É uma cena diferente. Faço uma ou duas coisas dessas por mês. O que o público português quer é isto mas tenho o meu lado mais cultural.

Eu: Se o Rui Veloso é o “pai” do rock português, o José Cid o que é?
JC: Sou a mãe! (risos) Eu gerei-o. O Rui Veloso aceita essa designação porque está numa editora enorme e tem os tais managements que eu não tenho e provavelmente alguns lobbies de imprensa que eu não tenho. Eu sou muito mais franco e sonhador, enquanto que o Rui é muito mais politicamente correcto. Mas eu tenho muito mais voz que ele… Eu sou dois em um e não tenho o Carlos T, como ele. Eu gostaria de ter cantado um “Porto Sentido” ou coisa assim.

Eu: E ele será que não gostaria de ter cantado algo seu, como os “A cabana junto à praia”?
JC: Ele não conseguia no meu tom, talvez noutra expressão vocal.

Eu: Gosta que alguns grupos da nova geração regravem alguns temas seus, como aconteceu com “Coração de Papelão”?
JC: Acho imensa piada e há uma geração nova que me anda a descobrir, mas eu sou um dinossauro sem jardim zoológico. Prefiro tomar banho na Ria. As novas gerações têm outras opções mas vão-me tolerando, porque estão muito desenraízadas e eu sou muito português e o mais novos não são. Já não há portuguesidade…

Eu: E projectos para o futuro?

JC: Vou lançar um “best of” com as minhas baladas todas com tratamento acústicoto, num label chamado “Saudades do Vinil”. Vou aproveitar enquanto ainda tenho voz. Ninguém é eterno. Deve sair lá para Março do ano que vem.


O José Cid actua no relvado da Costa Nova, em Ílhavo, no dia 17, às 22h
Primeira multa a um banhista

A Capitania do porto de Aveiro já passou a primeira multa a banhistas na área que controla, que vai desde Ovar a Mira.A situação que levou à passagem de uma coima por infracção à lei que entrou em vigor no início de Junho ocorreu no passado dia 23, na Praia da Torreira, Murtosa. No entanto, o auto só chegou no final da última semana ao comandante da Capitania do porto de Aveiro, Alves Salgado.Pouco passava das 18 horas, quando um homem, de 22 anos, residente em Celorico da Beira, desrespeitou as indicações dos nadadores-salvadores e de um militar da Marinha. A praia estava com bandeira vermelha, mas o indivíduo teimou em ir ao banho. Aconteceu o que se temia, o homem começou a afogar-se, obrigando os nadadores-salvadores a entrarem no mar. O homem foi retirado com vida, mas ficou ferido, tendo recebido assistência médica.Cabe agora ao comandante da Capitania do porto de Aveiro a tarefa de quantificar a multa, que pode variar entre 150 e 550 euros. No entanto, Alves Salgado já adiantou ao JN que a situação é grave e que certamente não irá optar pelo valor mínimo. "É uma situação de total inconsciência, pois o banhista, depois de ter sido avisado, colocou a sua vida em perigo e a dos nadadores-salvadores que o foram buscar. Ainda não sei o valor da coima, mas não será certamente o mínimo", referiu ontem. («JN»)

terça-feira, agosto 01, 2006

O pugilista Santa Camarão
A INVESTIGAÇÃO SOBRE O PUGILISTA SANTA CAMARÃO E AS HOMENAGENS PRESTADAS

A investigação local em Ovar e em Lisboa no Beco da Cardosa foi realizada por Marcos Muge durante os anos de 2001, 2002 e 2003 e foi publicado no Jornal de Ovar numa rubrica "Espólio do Santa" entre Janeiro e Dezembro de 2004. Antes disso e durante esse tempo foram publicados artigos diversos em jornais de Ovar "Jornal de Ovar", "Praça Publica", "Tribuna Press" e "João Semana". Em Aveiro no "Diário de Aveiro" e o "Aveiro". Em Oliveira de Azeméis no "Correio de Azeméis". No Porto no "Norte Desportivo". Em Lisboa a homenagem no Beco da Cardosa no "Correio da Manha".
Acrescido a toda a investigação que Marcos Muge realizou e facultou a algumas pessoas, para que conste toda a verdade, as originais cassetes com os registos mágneticos desde os barbeiros, alfaiate, merceeiro, sapateiro, vizinhos, pessoas que viveram na mesma casa com o pugilista, fotografias, a carta de condução entre outros objectos pertencem e estão no arquivo de Marcos Muge.
Em Maio de 2002 prestou apoio ao jornalista Fernando Pinto facultando-lhe documentos e levando-o a testemunhas vivas que conviveram quase diáriamente com o pugilista Santa Camarão, na sua vida em Ovar. Ajudou um outro individuo de Lisboa, que depois de obter o que pretendia desapareceu.
Marcos Muge fez homenagens ao pugilista Santa Camarão, com a exposição a 25 de Dezembro de 2002, no dia dos 100 anos, com a cabeça que esculpiu, na montra do Café Neves.
A 6 de Abril de 2003 fez uma exposição biográfica no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. Miguel em Alfama e o descerramento de um painel de azulejos que executou e ofereceu, que está na casa nº 10 no Beco da Cardosa, com o apoio da Junta de freguesia de S. Miguel.
O pedido que fez em Setembro de 2003 ao Governador Civil de Aveiro Sr. José Manuel Leão para que fosse realizado uma homenagem ao pugilista no Governo Civil, realizou-se em 26 de Janeiro de 2004, onde se incluiu tudo o que sugeriu, incluindo a primeira gala de boxe no Pavilhão do Beira-Mar a 28 de Fevereiro, também com o apoio do Sr. Governador.
Entre 5 e 23 de Abril de 2004 realizou-se sob proposta de Marcos Muge a primeira exposição de Homenagem ao Santa Camarão no Museu de Ovar.
Em 16 de Outubro de 2004 fez a primeira Gala de Boxe em Ovar com o apoio da Federação Portuguesa de Boxe, Associação de Boxe de Aveiro, Junta de Freguesia de Ovar e Jornal de Ovar.
Em 18 de Dezembro de 2004 fez outra homenagem ao pugilista vareiro, onde foi descerrado outro painel de azulejos que ofereceu ao Pavilhão Fight Clube na cidade de Matosinhos, com o apoio da Associação de Boxe do Porto. Junto uma fotografia onde se vê os pugilista em pleno combate e ao fundo o Painel de Azulejos.
Em 25 e 26 de Junho de 2005 fez a 4ª Gala de Boxe no Pavilhão da Oliveirense, realizada com os apoios da Câmara Municipal de Oliveira de Azemeis, Federação Portuguesa de Boxe e Associação de Boxe de Aveiro, homenageando Santa Camarão.

(e-mail enviado por Teresa Santos e aqui reproduzido na íntegra)