domingo, julho 30, 2006

O FIM DO SONHO?



Infelizmente, tudo parece indicar que sim...

sábado, julho 29, 2006

Uma amostra do que vai ser o concerto de Daniela Mecury,
esta noite, no Estádio Marques da Silva, em Ovar




Um dia depois de completar 41 anos, Daniela Mercury actua em Ovar para uma assistência estimada em 10.000 pessoas. É esta noite o parque Marques da Silva recebe o concerto de Daniela Mercury, sendo este o último da digressão europeia da cantora.
O espectáculo é aguardado com alguma expectativa, já que a organização pretende bater o recorde de assistência num concerto em Ovar que pertence aos «Xutos & Pontapés» quando juntaram 7.700 almas, no mesmo local, há mais de vinte anos.
É convicção de todos que o «Furacão da Baía» vai tornar a noite de hoje inesquecível para os milhares de pessoas que se esperam no Parque Desportivo da Associação Desportiva Ovarense, ultimamente mais habituada a outras tristezas.
Se a artista brasileira tem para apresentar um novo «show», do outro lado, a comunidade vareira, conhecida pelo seu espírito folgazão, movimenta-se igualmente para a fazer sentir-se em casa, ou não fosse a cidade considerada a capital do Carnaval em Portugal. Daniela Mercury apresenta em Ovar o seu mais recente trabalho, «Balé Mulato», num espectáculo que também se encontra vertido no DVD «Baile Barroco».

sexta-feira, julho 28, 2006

Viagem Medieval começa hoje



Mais.
Fundação do Carnaval de Ovar processada

Um dos grupos participantes no corso deste ano apresentou uma acção em tribunal contra a Fundação do Carnaval de Ovar, em contestação de acusação de que foi alvo, em carta enviada a todos os responsáveis dos 24 grupos e escolas de samba participantes: a de ter adoptado «comportamentos perturbadores», atrasando a saída dos corsos de domingo e terça-feira. O grupo, denominada Joanas-do-arco-da-velha, acabou por ser penalizado em cerca de 20 por cento do subsídio que a fundação lhe atribuíu, ou seja, em 1.031 euros, e agora os 58 elementos do grupo, todos do sexo feminino, reclamam a anulação do contrato e uma indemnização de cerca de oito mil euros, por danos morais.
«Fomos apanhadas de surpresa. Tivemos conhecimento da intenção da fundação através de uma carta. Em 54 anos de carnaval, nunca tinha havido este tipo de precedente, é uma situação inédita», adianta Laurentina Coutninho, delegada das «Joanas».
A responsável conta que o grupo se «sentiu enxovalhado»» e daí ter decidido avançar com a acção judicial. «Como é que um grupo que desfila em penúltimo lugar, num total de 24, pode atrasar um corso?», questiona.
Como as Joanas não têm personalidade jurídica, a acção foi movida pelos 58 elementos do grupo. O processo que deu entrada em tribunal e que já foi contestado pela fundação, destaca o currículo da formação carnavalesca: nove vitórias em 15 anos de vida: «Modéstia à parte, o nosso grupo trouxe um brilho aos grupos de passerelle, mudando a forma de actuar, de desfilar e de vestir», refere Ana Azevedo, outro elemento do grupo.
Este ano, ganharam o primeiro prémio na sua categoria, com uma homenagem à sétima arte. As 58 mulheres vestiram-se à anos 50. «O desfile deste ano correu mal e, portanto, a fundação tiveram que encontrar um bode expiatório», remata Ana Azevedo.
O presidente da Fundação do Carnaval de Ovar, José Américo, não quis comentar o caso. «Lamento e não faço mais declarações. O processo está em tribunal, a fundação vai defender-se e estamos já a pensar no Carnaval de 2007», disse.
(in «Público» de hoje)
Canta...Nhede!



Daniela, cachopa, vais desculpar-me, mas nesse dia e a essa hora, vou estar ocupado com estes senhores. Beijinhos!

quinta-feira, julho 27, 2006

É frutóchocolate?



Vai um geladinho à moda do Japão?
Viva Portugal!



Uma foto para desfazer algum possível equívoco provocado por um «post» anterior. Afinal, aqui gostamos dos bancos...
Merece palmas

Relação dá razão ao jornal
«24 Horas» no «envelope 9»


- O Tribunal da Relação de Lisboa considera nula a apreensão de computadores de jornalistas do «24 Horas», no âmbito do inquérito promovido pelo Ministério Público para investigação do chamado caso do »Envelope 9». («JN»)

quarta-feira, julho 26, 2006

Voyage, voyage



Lembrei-me desta cantiga da francesa Desiréless que animou um dos Verões dos anos 80. Tudo por causa desta notícia.
COITADO DO MEXILHÃO

Juros sobem pelo 7.º mês consecutivo
e lucros dos bancos disparam


O milhão e meio de portugueses que têm um empréstimo à habitação devia ao banco, em média, mais 949 euros em Junho do que em Janeiro e pagavam mais 14 euros pela prestação mensal («JN»)

terça-feira, julho 25, 2006

Justa homenagem



A inauguração do monumento de tributo do povo de Ovar a Santa Camarão foi o ponto alto das comemorações do Dia do Município. O pugilista vareiro fica agora imortalizado na praça baptizada com o seu nome, junto à casa onde viveu.
A autarquia escolheu o artista Emerenciano, natural de Ovar e vizinho de José Santa, que concebeu um monumento original, pleno de significado e emoção.
(Na imagem, são visíveis o vereador José Américo, o presidente da junta de Ovar, Joaquim Barbosa, Emerenciano e o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Manuel de Oliveira)

segunda-feira, julho 24, 2006

Santa Camarão, Herói do Imaginário Popular

José Soares Santa merece esta abordagem, pelo que significou e continua a significar, enquanto exemplo de indivíduo tenaz mas com princípios, que idealizou e construiu uma carreira em contexto adverso. Falar de Santa “Camarão”, cem anos depois do seu nascimento, é , parece-me, uma necessidade para todos os que reflectem sobre o desenvolvimento civilizacional e defendem um futuro, onde valores como a fraternidade e o espírito desportivo proporcionem saudáveis e harmoniosas cumplicidades, sociabilidades com respiração à escala humana, das quais resultem cidadãos empenhados e criativos.
Falar de Santa “Camarão” hoje é dar a conhecer aos jovens de agora o percurso de um atleta que, num tempo de poucos recursos conquistou um lugar cimeiro no boxe, de prestígio e dignidade, respeitando os adversários e contribuíndo para reforçar a auto-estima dos portugueses emigrados na América, enfrentando os campeões de então, com melhor preparação técnica, muitos dos quais venceu no ringue.

VIDA E CARREIRA DE UM PORTUGUÊS LENDÁRIO

José Soares Santa, “Camarão” por alcunha de família, é um filho dilecto de Ovar: consagrado na toponímia, no museu local, no espólio fotográfico e de recortes guardados na Biblioteca Municipal, na Imprensa e na memória dos vareiros.
Nascido no dia de Natal de 1902, na mesma casa morreu em 5 de Abril de 1968, após uma existência aventurosa, repartida por Lisboa, Brasil, Berlim e Estados Unidos da América...
Foram sessenta e cinco anos de uma intensa existência que o trouxe à capital para aprender o árduo trabalho de fragateiro, ofício de seu pai e de um tio, ou seja estivador de fragatas, barcos do Tejo.
Nos anos 10, com algum desconforto por ser grande- em homem atingirá 2 metros e 2 centímetros de altura e terá 49,5 de pé- o adolescente sofreu com esse gigantismo, que o tornou aos olhos das pessoas com quem tinha de cruzar-se em terra, durante o desempenho de recados, uma espécie de atracção de circo, um fenómeno motivador da chacota de um povo, que ainda agora paralisa estradas para ver os despojos dos acidentes...
Uma ida ao Coliseu encaminhou-o para a escolha: se o público aplaudia, respeitava e delirava com indivíduos grandes e grotescos em exibição, então queria ser como eles.
Após uma breve incursão na luta, dedicou-se ao boxe. Rapidamente, em meados dos anos 20 tornou-se campeão nacional de todas as categorias da modalidade, título que manteve consecutivamente durante sete anos.
Partiu para o Brasil em 1926, mas esta primeira experiência internacional foi mais benéfica para empresários oportunistas que se serviram da sua humildade e lealdade para o explorar, tentando auferir chorudos proventos à sua custa, em detrimento de uma preparação física adequada que lhe proporcionaria outros resultados. Mesmo assim, José Santa não esmoreceu e sozinho visitou jornais, fazendo o seu próprio marketing e tratando ele mesmo de alguns contratos, dispensando intermediários.
Em 1929 atreveu-se a desafiar o campeão europeu, o belga Pierre Charles, que aceitou o combate num Campo Pequeno pejado de adeptos.
Sem conseguir o troféu, mas averbando um dos melhores momentos da sua carreira, José Santa estreou-se na 7ª arte, integrando o elenco da primeira película onde a língua portuguesa foi falada em cinema: “Amor no Ringue”, realizado por Reinhold Schuntzel, cujo protagonista seria campeão do Mundo e ídolo de Hitler: Max Schmeling.
Infelizmente a nossa Cinemateca, para onde escrevi em Janeiro deste ano, propondo um ciclo de boxe no cinema, perdeu uma excelente oportunidade de homenagear e dar a conhecer o nosso pugilista...
Entre Julho de 1930 e o Outono de 34, Santa tornou-se num espantoso símbolo de portugalidade para a Comunidade emigrada na Califórnia, que lhe prestou as mais emocionadas homenagens promovendo em sua honra chás dançantes, banquetes e outros encontros sociais que contaram sempre com a presença do boxeur.
Alvo de poemas exacerbados, casou com Mary Loreto, uma luso americana, em 1932, e além de participar noutro filme, protagonizado por Mirna Loy e Max Baer, campeão americano de boxe (The Prizfighter and the Lady”), enfrentou, após uma sucessão de vitórias estrondosas, o próprio Baer e o colosso Primo Carnera, campeão da Itália, que tinha menos 1 cm de altura e era conhecido como “a montanha que anda”, futuros campeões mundiais.
No regresso a Ovar, onde teve uma curta experiência de proprietário de um café, Santa foi pai de Renaldo, levado pela mãe para os EUA aos 14 anos e que tive o privilégio de entrevistar na cidade vareira.
Apesar de uma vivência discreta, não foi esquecido por alguns jornalistas como João Sarabando e participou com entusiasmo no Carnaval de Ovar ao longo da década de 50.
Aparições em festas de beneficência, visitas regulares de admiradores e o civismo da sua personalidade serena, deixaram uma lembrança carinhosa que os seus contemporâneos sublinharam, quando cheguei a Ovar, incumbido pela Câmara Municipal de Lisboa, de fazer a sua biografia, e comecei a tentar descobrir quem foi Santa “Camarão”...

HERÓI DESPORTIVO

Para compreender os processos da criação de um herói do imaginário popular,- no caso de José Santa, herói desportivo- importa saber que conjuntura propiciou o seu surgimento.
A aprofundada pesquisa bibliográfica, fotográfica, iconográfica, os testemunhos orais de conterrâneos do atleta (grupos e indivíduos, gente anónima e notáveis) e até de familiares, como o filho Renaldo Santa, a vasta troca de impressões e correspondência com o historiador dr. Manuel Bernardo, funcionário da Câmara Municipal de Ovar, permitiram-me arriscar uma hipótese de trabalho acerca das circunstâncias que contribuíram para a organização da carreira, que passo a explanar:
- As origens modestas e o desejo de ascensão para poder proporcionar uma vida desafogada aos pais (efectivamente, o boxe realiza mais facilmente o acesso ao estrelato dos jovens das classes desfavorecidas, para escapar a uma vida problemática. Neste sentido, filmes, biografias e obras como “Corps et Âme. Carnets Ethnographiques d’un Apprenti Boxeur” de Loïc Wacquant, permitem testemunhar esta ideia) ;
- Os triunfos iniciais aparatosos (7º ao 2º round, 3 ao 3º e 2 ao 1º, havendo apenas em 19 combates dois que se disputaram até ao 10º round. 1 até ao 12º e 2 que acabaram, respectivamente, ao 4º e 6º ), todos travados com adversários estrangeiros: 9 franceses, 2 ingleses, 1 belga, 1 espanhol, 1 polaco, 1 húngaro e 1 americano, obtendo 17 vitórias- sendo as primeiras onze e as últimas cinco sucessivas- 1 match nulo e 1 derrota por pontos;
- A admiração do público, ávido de emoções fortes;
- O corpo e a energia de José Santa;
- A afabilidade e correcção desportiva, geradores da simpatia dos espectadores e dos repórteres;
- A imagem que a Imprensa transmitiu;
- O desmoronamento de valores instituídos, que produz fenómenos de transferência, criando no imaginário popular heróis mais próximos das pessoas.
Tendo em conta o conteúdo histórico, ocorre perguntar como foi possível a carreira nessa época?
Face aos dados recolhidos, podemos considerar vários factores, tais como:
- A história de vida humilde de José Soares Santa, cuja identificação encontrou no povo, não obstante a compleição física distinta, o feed-back que o elevou à categoria de herói;
-O físico e a força surpreendentes, num tempo em que se apreciavam nos recintos de feiras e circos exibições de homens descomunais;
-A escassez de adversários portugueses, à altura, e a consequente necessidade de projecção internacional, desafiando os categorizados Pierre Charles, campeão europeu e o campeão de Itália, futuro campeão mundial, Primo Carnera, o que amplificou o fenómeno;
-A crise sócio- económica. É sabido que o aparecimento destes ídolos tem mais impacto quando a sociedade está em crise... Ex: o moçambicano Eusébio apareceu décadas depois, no início da Guerra Colonial, sendo utilizado pelo regime salazarista na sua propaganda em prol do império multirracial;
-A ascensão do boxe nos anos vinte como consequência da diminuição do indivíduo face à Sociedade (Joyce Carol Oates, in “O Boxe”);
-“O entusiasmo dos portugueses com exteriorizações de coragem e destemor, que apreciam os momentos emotivos, onde haja temeridade e impulsivismo, audácia, valentia e actos irreflectidos de heroicidade, é propício à aparição de um super-homem, pois vive imaginosamente das aventuras maravilhosas da idade média e das loucuras quase lendárias dos descobrimentos marítimos” (José Pontes, in “Quási um Século de Desporto Português”);
-O tratamento jornalístico do personagem por parte de articulistas como Rafael Barradas;
-O cuidado posto por Santa Camarão, relativamente à divulgação dos seus feitos e da sua personalidade em autobiografia (“A Vida de José santa contada por ele mesmo”) e na Imprensa da época, visitando as redacções, concedendo entrevistas, alimentando os jornais e revistas com fotos autografadas e notícias referentes às suas performances;
-O envolvimento das associações e dos jornais dos emigrantes luso-americanos;
- O convite do empresário Palhares ao manager Cal para apresentar José Santa no Brasil;
-O conhecimento com o manager Berty’s Perry, que o levou à América;
-A participação no cinema em Berlim e em Hollywood.
Desenrolando-se nos EUA uma parte substancial da carreira de Santa Camarão, que durou nove anos, entre 25 e 34, algumas pistas permitem responder a uma terceira questão: Porque razão foi considerado símbolo da identidade nacional na comunidade luso-americana?
-A eufórica sucessão de 12 vitórias no início da sua estadia na América, assim como o total de 32 combates triunfantes, colocaram-no numa posição de ídolo desportivo, que as qualidades humanas reforçaram e popularizaram;
-A imprensa luso-americana concedeu-lhe um estatuto de semi-deus e novo Viriato, que arrebatou os adeptos;
-Os emigrantes, nos seus jornais e clubes e nas mais variadas iniciativas encararam-no como uma figura de eleição, merecedor de todos os encómios, na medida em que consideraram as vitórias do gigante português sinais de uma identidade guerreira à procura de estímulos para enfrentar vitoriosamente todas as adversidades decorrentes do facto de serem obrigados a viver ausentes da Pátria;
-A veneração do mito actualizou a admiração pelos heróis do passado, transferindo para este virtudes que integram os traços identitários de um imaginário popular;
-A "colagem" dos cônsules à exaltação popular da figura de José Santa reforçou a eficácia do símbolo.
Não terá sido então por acaso que o azeite da marca “Triunfante”, consumido nas residências dos portugueses emigrados na América, ostentasse nas latas de folha onde era comercializado a efígie do pugilista a fazer músculo, sendo rebaptizado de azeite “Santa”.
Não terá sido também por acaso que os músicos ceguinhos, que andavam de rua em rua a cantar fados, vendendo literatura de cordel sobre acontecimentos fatídicos ou situações caricatas em verso, tenham deixado na memória de lisboetas septuagenários a seguinte sextilha:

José Santa “Camarão”
No mundo foi campeão
Por ter uns pés delicados.
Também a Ilda Fernandes
Por ter umas mamas grandes
Foi rainha dos mercados.


*Excertos de uma conferência de Luís Maçarico, apresentada em 11 de Setembro de 2003, na Biblioteca Municipal D. Dinis, Odivelas. A sua tese de mestrado aborda "Os Processos de Construção de um Herói do Imaginário Popular"
(foto: capa da revista "Stadium", anos 20-30; Texto: «Águas do Sul»)
Comemorações do Dia do Município
de Ovar decorrem amanhã



Amanhã, dia 25 de Julho, terça-feira, Ovar comemora o Dia do Município. Para celebrar este dia, a Câmara Municipal preparou um vasto programa, do qual se destacam a homenagem a Santa Camarão, a inauguração da empreitada de remodelação da Escola do 1º Ciclo da EB da Vinha em Esmoriz e a sessão solene.

Programa do Dia do Município
10h00: Guarda de honra pelas corporações de bombeiros do Concelho, na Praça da República;
10h30: Sessão Solene no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho;

11h30: Homenagem a Santa Camarão;
12h30 Inauguração da Empreitada de Remodelação da Escola do 1º Ciclo da EB da Vinha, em Esmoriz;

21h45: Concerto Magno de União de Coros, com o Grupo Coral de Esmoriz, Orfeão da Feira e o Coral de Gulpilhares, no Palácio da Justiça.

domingo, julho 23, 2006

Plágio afecta teses e obras literárias,
tendo na Internet uma auxiliar


Os plágios, com exemplos nas teses e nas obras literárias, são uma "dor de cabeça" para os professores portugueses e têm conseguido manchar o nome de vários estabelecimentos de ensino e de autores consagrados.
Na opinião de Mário Cláudio, escritor e docente na Universidade Católica do Porto, o problema passa pelo facto de "a questão da autoria estar em decadência", mas é agravado pela facilidade com que hoje se faz um "copy-paste" a partir da Internet.
"É muito difícil controlar os plágios nesta era das novas tecnologias, sobretudo porque os professores têm tantos alunos que não chegam a conhecê-los bem, sendo difícil avaliar se um determinado trabalho foi ou não escrito por um determinado estudante", apontou.
"Tive uma situação de plágio na Escola Superior de Jornalismo do Porto, onde dei aulas, e anulei o trabalho, mas reconheço que me podia ter escapado, pois nenhum professor pode estar inteiramente seguro", disse.
Para o escritor portuense, "trata-se acima de tudo de uma questão de ética", mas o problema "afecta até figuras públicas, como sucedeu há uns anos [Fevereiro de 2003] com uma escritora portuguesa [Clara Pinto Correia] que copiou um artigo de uma publicação estrangeira [The New Yorker], o que constitui um plágio grosseiro".
O caso português registou-se dois anos após as acusações de plágio a Camilo José Cela e três anos antes das que visaram Dan Brown.
Em Março de 2001, o autor espanhol Camilo José Cela, distinguido com o Nobel da Literatura em 1989, foi acusado de copiar, quase literalmente, textos do jornal "La Voz da Galicia" para o seu livro "A Cruz de Santo André".
Este ano, em Abril, o escritor norte-americano Dan Brown, autor de "O Código Da Vinci", foi ilibado num processo em que Michael Baigent e Richard Leigh, autores de "O Sangue de Cristo e o Santo Graal", o acusavam de ter copiado ideias da obra que haviam publicado.
Na ficção ou no meio académico, os plágios são situações que se revestem sempre de particular delicadeza, como sublinhou à agência Lusa o professor José Rebelo, do departamento de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
"Quando se conclui que um aluno agiu com intenção, a relação de confiança entre o orientador e o orientando e entre o candidato e a instituição fica ferida, mas convém perceber primeiro se o estudante não procedeu por desconhecimento, nomeadamente por não saber os limites da citação, o que também se verifica", esclareceu.
"Deparei-me com um caso numa licenciatura, antes do acto público de defesa da tese, e chamei a pessoa à parte", referiu o docente, para quem, com a Internet, os plágios se tornaram "cada vez mais fáceis para os alunos e mais difíceis de controlar para os professores, embora estes disponham de algumas formas de os detectar".
Outra situação foi recordada por Regina Marques, professora no curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Setúbal.
"Tivemos uma situação em 1995, com uma aluna que frequentava o terceiro ano e que entregou um trabalho acabado de outra pessoa", recordou, indicando que, para resolver "o episódio embaraçoso", foi organizado um pequeno júri "e a aluna teve de refazer o trabalho".
"Há universidades no estrangeiro em que o plágio dá origem à expulsão do aluno, mas não tomámos outras medidas porque o regulamento da escola não o previa e porque não queríamos condenar a aluna, mas foi uma decepção em relação ao seu carácter", afirmou Regina Marques.
Para esta docente, "a técnica do `corte e costura' a partir de textos retirados da Net está a tornar-se cada vez mais frequente", pelo que "talvez valesse a pena explicar aos estudantes porque é que o plágio é errado, embora no ensino superior isso já devesse ser óbvio".
Começar mais cedo a esclarecer os alunos sobre a gravidade do plágio, uma vez que não é só nas universidades que a questão se põe, podia ser uma solução, mas Mafalda Afonso, professora de Psicologia e Filosofia na Escola Secundária Miguel Torga, em Massamá, tem dúvidas.
"É claro que os professores podem sempre alertar nas aulas, mas nem todos os alunos terão igual sensibilidade para a ética, além de que, ao verem-se aflitos, muitos estudantes não resistem a enveredar pelo caminho mais fácil", declarou.
Segundo Mafalda Afonso, "a Internet tornou-se uma ferramenta de pesquisa tão exclusiva que os estudantes já nem consultam livros ou jornais, mas, se ela facilita o `copy-paste', também ajuda os professores a procurarem marcas das fraudes, até porque, devido a isso, os alunos chegam a entregar textos em português do Brasil".
Para contornar o problema, esta professora mudou de método:
"Passei a valorizar a apresentação em aula, onde posso avaliar a capacidade crítica dos alunos, em detrimento do trabalho escrito".
Não ter noção de que o plágio é um crime que lesa os direitos de autor - ou ter essa percepção e mesmo assim concretizá-lo - é um drama que a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) também conhece.
No caso da música há plágio a partir da repetição de um certo número de compassos, "mas na literatura pode ser menos evidente" explicou José Jorge Letria, vice-presidente da SPA, à agência Lusa.
"A questão do plágio só se tem levantado quando um autor da SPA pede a nossa intervenção, sendo então nomeada uma comissão técnica, composta por escritores, que avalia questões de estilo para ver se se justifica avançar com um processo".
Apesar de não haver razão para alarme - pois as acusações de plágio nunca excedem as duas ou três por ano - José Jorge Letria assinalou que "essas ocorrências se tornam mais constrangedoras quando o acusado também é associado da SPA, o que já aconteceu".

Helena de Sousa Freitas, da Agência Lusa.

sábado, julho 22, 2006

D'zrt hoje no Furadouro



No campo de jogos do parque Desportivo do Furadouro.

sexta-feira, julho 21, 2006

Canoagem: Europeus sub-23 e juniores
Francisco Oliveira estreia-se

Portugal vai apresentar uma selecção de 16 elementos nos europeus sub-23 e juniores de canoagem, de 27 a 30 de Julho em Atenas, numa comitiva liderada por Emanuel Silva, que defende o título em K1 1.000 metros.
O finalista olímpico de Atenas2004, que tem agora 20 anos, vai tentar repetir o ouro na mesma pista e distância em que surpreendeu o Mundo com o sétimo lugar na final dos Jogos, na altura com 18 anos.
Emanuel Silva vai ser acompanhado ainda por vários jovens que em 2005 conquistaram cinco das nove medalhas que Portugal trouxe do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) em Itália.
Na comitiva lusa destaca-se ainda a dupla K2 Joana Sousa/Helena Rodrigues, que, tal como Emanuel Silva, integra o Projecto Pequim2008 do Comité Olímpico Português: esta equipa foi a duas finais em 2005.
Márcia Costa (K1), uma das principais esperanças da canoagem nacional, cumpre o primeiro ano de júnior e teve no início deste mês a primeira experiência sénior no K4 que disputou os campeonatos da Europa.
A comitiva parte terça-feira (12:50) do Porto para Atenas, via Madrid, numa comitiva liderada pelo presidente da Federação Mário Santos.

Convocados:

- Sub-23:
K1 500 e 1.000: Emanuel Silva (CN Merelim).
K2 500 e 1.000: Filipe Duarte (CN Prado)/David Fernandes (CN Funchal).
C1 500 e 1.000: Francisco Oliveira (ND Ovarense).
K1 500 e 1.000: Teresa Portela (Gemeses).
K2 500 e 1.000: Joana Sousa (CN Crestuma/Helena Rodrigues).
- Juniores:
K2 500: Bruno Valente (Saavedra Guedes)/João Ribeiro (Gemeses).
K2 1.000: Bruno Valente (Saavedera Guedes)/André Santos (CF Coimbra).
K4 500: Guilherme Cabral (CN Sesimbra)/Jorge Castro (CN Prado)/Fernando Pimenta (CN Ponte de Lima)/André Santos (CF Coimbra).
K4 1.000: Guilherme Cabral (CN Sesimbra)/Jorge Castro(CN Prado)/Fernando Pimenta (CN Ponte de Lima)/João Ribeiro (Gemeses).
K1 500 e 1.000: Márcio Costa (CN Prado).
K2 500 e 1.000: Sara Rafael/Inês Esteves (CN Milfontes)

quinta-feira, julho 20, 2006

Curta-metragem de Avanca seleccionada
para festival espanhol



A curta-metragem "Puritas-Path to Dignity", de realizadores portugueses, produzida nos Encontros Internacionais de Cinema de Avança, foi seleccionada para o Festival Internacional de Cinema de Elche, em Espanha, anunciou hoje o Cine- Clube de Avanca.
O filme, realizado por Diogo Carvalho, Eduardo Barbosa, Joana Nunes, Miguel Carvalho, Paulo Abreu e Ricardo Trindade, foi seleccionado para a competição do Festival de Elche, em Espanha, e será exibido dia 25 de Julho no "Gan Teatro" daquela cidade.
A obra foi realizada no decurso do workshop "Ficcionar o horror", integrado nos "Encontros Internacionais de Cinema - AVANCA 2005", tendo como orientador Jeff Burr e como coordenador Nelson Martins.
Igualmente produzida no decorrer do "AVANCA 2005", a curta- metragem de ficção "Boom", realizada pelos participantes no workshop orientado pelo realizador alemão Veit Helmer e coordenado por Erika de Souza, foi também seleccionada para a competição do "Island of Cinema Festival", que decorre até ao final do mês em Itália, estando a entrega de prémios agendada para o dia 29 de Julho.
Os workshops do Festival "AVANCA 06" iniciam-se no dia 26 e abordam vários temas relacionados com a prática do cinema e do audiovisual.
Alguns dos seus orientadores são personalidades como Sylvia Kristel, Picha, Hajdu, Nicanor, Joaquim Pinto, Mestdagh, Raphael Saint- Vincent, Urmas e Boulane.

quarta-feira, julho 19, 2006

Pacheco Pereira pirateado

O blogue do social-democrata foi substituído por outro, com anúncios ao Viagra. O autor do site não tem dúvidas: «É um caso de pirataria» e revela que «têm sido muitas as tentativas de deitar abaixo o Abrupto»
Os muitos visitantes habituais do Abrupto, o blogue de Pacheco Pereira, tiveram uma surpresa esta terça-feira, ao aceder ao site. Em vez de encontrarem os comentários do social-democrata, encontraram um blogue diferente, sem textos, e com anúncios a Viagra.
Segundo um texto de Pacheco Pereira publicado esta terça-feira no verdadeiro blogue, que fica visível de vez em quando, «têm sido muitas, e repetidas desde o início, as tentativas de deitar abaixo o Abrupto». Quando escreveu esta explicação, o autor de um dos blogues nacionais mais populares da blogosfera ainda não sabia o motivo da substituição do site, mas não tinha dúvidas de que se tratava de «um caso de pirataria».
Esta manhã, o problema continuava. «Quando acrescento uma nota nova ou refresco uma antiga, o falso Abrupto desaparece, regressando mais tarde», explica Pacheco Pereira, num texto publicado esta quarta-feira. «Não penso ser um problema de password, visto que a mudei mal surgiu a pirataria e a anterior só pode ter sido «roubada» electronicamente», adianta o autor, que garante que «o conteúdo no Blogger (sistema de inserção de textos) parece intacto».
No Abrupto, Pacheco Pereira publica fotografias, imagens de obras de arte, sugestões de leitura e escreve opiniões sobre temas da actualidade, muitas vezes polémicas, o que faz com que o blogue seja lido diariamente por mais de 3500 pessoas.
Noite de Teatro «Modelo»


Em Ovar, no próximo dia 28, às 21h30, na Praça da República. À falta de melhor palco e de uma casa de espectáculos como deve ser, eis uma boa oportunidade para ver alguns actores consagrados em acção em Ovar.

Ovarense Aerosoles
contraria tendência


A época dos saldos já abriu, mas no que ao basquetebol diz respeito ainda falta muito para começar. É que o dinheiro não abunda e os bolsos dos clubes da Liga não andam propriamente cheios. Assim, é num cenário de recessão que decorre a preparação para a próxima temporada. Euros ou falta deles já fizeram pelo menos uma vítima, no caso o Santarém, que num cenário de crime digno da série CSI foi “apunhalado” pelas costas, já que, na ténue e controversa linha que separa os orçamentos dos clubes dos financiamentos camarários, a edilidade escalabitana resolveu de uma vez por toda fechar a torneira.
Mas o Santarém não é o único nesta situação, uma vez, que em Aveiro a situação é idêntica e pode ter o mesmo desfecho. Com contornos diferentes, para as bandas de Oliveira de Azeméis a situação também não está fácil, contudo, a crise directiva está já ultrapassada e a luz ao fundo do túnel da incerteza da Oliveirense parece estar a aparecer.
Quanto aos outros clubes, tirando duas devidas excepções, estão quase todos em “banho maria”. Em lume brando e à espera dos saldos, já que lá para os finais de Agosto é que começam a aparecer as verdadeiras “pechinchas” no mercado dos jogadores (especialmente os estrangeiros). Mas nesta pirâmide de separação de classes em que há os ricos, os responsáveis, os aventureiros e os remediados, no topo estão duas equipas que fogem á regra do “conta tostões”: o Benfica e a Ovarense. Na realidade são estes dois clubes que ainda conseguem mexer e animar um pouco este defeso, desde logo, porque até á data já contrataram nove jogadores, cinco os encarnados e quatro os vareiros.
Em situação bem diferente está o FC Porto, que tal como a época passada assume o rigor financeiro como bitola para não entrar em euforias a que não pode dar respostas. Mas mais do que escrever sobre os clubes, o quadro ao lado dá uma ideia da situação actual, no que se refere ao plantel, de cada emblema da Liga, que este ano poderá ver reduzido o número de clubes participantes para dez.(«Infordesporto»)

terça-feira, julho 18, 2006

Ovarense enviou Carta à Câmara Municipal
explicando motivos da entrega das chaves


«Em correio separado, enviámos as chaves da Associação Desportiva Ovarense, terminando assim a nossa gestão da Comissão Administrativa deste Clube.
Os motivos pelos quais entregamos as chaves são os seguintes:
1. O facto de até este momento não termos tido qualquer reunião com VI Exa., desde que foi eleito para Presidente da Câmara, delegando essas reuniões em Vereadores que nos diziam sempre quem decidiria era o Sr. Presidente;
2. O não registo da Escritura do Direito de Superfície dos 8 hectares, contemplados no Protocolo assinado em 2001 entre o Presidente da Câmara Municipal de Ovar e o Presidente da Associação Desportiva Ovarense;
3. Ausência de qualquer resposta ao pedido de cedência de parceria na Exploração dos Inertes nos já referidos 8 hectares;
4. A não-aceitação da implementação de uma grande superfície do Grupo Jerónimo Martins nos terrenos ocupados actualmente no Parque Marques da Silva.
Considerando todos estes pressupostos, a viabilidade de o Clube poder disputar qualquer prova de Futebol, estando impedida dado não termos meios financeiros para suportar quaisquer despesas para o funcionamento do Clube, nomeadamente Futebol Sénior, Camadas Jovens e Futebol Feminino.
Por tudo isto, não nos mais resta encerrar o Clube e entregar as respectivas chaves à Câmara Municipal de Ovar.»

segunda-feira, julho 17, 2006

Assinou pelo Beira-Mar, em Aveiro
Jardel ansioso por conhecer
a vida nocturna do Furadouro


O Beira-Mar apresentou esta tarde o atacante brasileiro Mário Jardel, que disse querer voltar a ser o goleador de antigamente, diversas vezes melhor marcador da Liga portuguesa de futebol ao serviço do FC Porto e Sporting.
Visivelmente cansado pelas horas de viagem entre o Brasil e Aveiro, Jardel foi apresentando dois dias depois do previsto. Apesar da fadiga, Jardel manteve a boa disposição no encontro com a comunicação social e as suas primeiras palavras foram de agradecimento ao presidente do Beira-Mar pela contratação por uma época e na aposta em si.
"Quero voltar a ser o Jardel de antigamente. Quero marcar golos e ajudar o Beira-Mar na manutenção do principal campeonato. Quero viver apenas para o futuro e esse passa pelo Beira-Mar", considerou.
Para o ponta-de-lança brasileiro a palavra saudade tem uma enorme importância: "Já fui muito feliz no futebol português, representando o FC Porto e o Sporting. Este país diz-me muito e dele tinha efectivamente muita saudade. Não esqueço que tenho filhos portugueses. Eles virão para junto de mim em Agosto".
De um modo realista Mário Jardel, de 32 anos, antecipou o próximo campeonato, admitindo que "não estar numa equipa que vai lutar pelo título".
"Assim torna-se mais difícil marcar golos, mas vou dar o máximo para contribuir com um número de golos suficiente para ajudar o Beira-Mar a conseguir o seu principal objectivo", prometeu o goleador, cinco vezes melhor marcador do campeonato português, quatro pelo FC Porto e uma pelo Sporting.
Aparentemente bem em termos físicos, Mário Jardel lembrou ainda estar fora de competição há dois meses e meio, mas garantiu ter continuado a treinar "de modo a manter a boa condição física".
Depois de fazer carreira no Brasil ao serviço de Ferroviário, Vasco da Gama e Grémio de Porto Alegre, Jardel chegou ao FC Porto em 1996/97 e aí permaneceu até 1999/2000, conquistado três campeonatos e outras tantas Taças de Portugal, antes de passar pelo Galatasaray, da Turquia, e regressar a Portugal no decorrer a época de 2001/02, ainda a tempo de se sagrar de novo campeão nacional e melhor "artilheiro" do campeonato, com 42 golos.
Após o final da época de 2002/03, afectado por problemas pessoais de vária ordem, Jardel entrou em declínio, passando por vários clubes - Bolton (Ing), Ancona (Ita), Palmeiras (Bra), Newell's Old Boys (Arg), Alaves (Esp) e Goiás (Bra) - sem reencontrar o êxito.
Jardel diz ter visto em Portugal o recente campeonato do mundo Alemanha2006 e ficou muito agradado com o desempenho da selecção portuguesa.
"Em grande parte graças ao Felipão. Quero estar com ele e dar- lhe os parabéns pelo trabalho extraordinário que fez com a selecção de Portugal", acrescentou.
É claro que Jardel nem se referiu à praia do Furadouro. Estávamos a brincar com um certo passado do jogador. Esta parece ser uma boa aposta do clube aveirense para atrair espectadores às desertas bancadas do novo estádio municipal aveirense. A Jardel basta estar a 30 por cento do que foi para justificar a confiança de Inácio.
Aberto concurso para o cargo de DIRECTOR
EXECUTIVO DA FUNDAÇÃO DO CARNAVAL DE OVAR


Afinal, e ao contrário do que a nossa brincadeira do inquérito poderia fazer supor, o nome do futuro Director Executivo da Fundação do Carnaval vai ser encontrado por concurso público. As candidaturas serão depois analisadas por um júri cuja constituição ainda se desconhece mas não deve fugir muito dos elementos que constituem o actual Conselho de Administração. Vamos ver no que dá, tendo como certo que o anúncio parece vago e não apresenta critérios nem requisitos preferenciais a preencher...

«Nos termos do artº 16, dos estatutos da Fundação do Carnaval de Ovar, publicados no Diário da República, nº99, III Série de 23/05/2006, estão abertas as candidaturas para o cargo de Director Executivo da Fundação.
As referidas candidaturas deverão dar entrada na sede da Fundação do Carnaval de Ovar, sita na Rua Dr. Manuel Arala nº61, 3880-141 Ovar; das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00; acompanhadas do Curriculum Vitae e remuneração pretendida, até 31 de Agosto de 2006».

domingo, julho 16, 2006

FRASE DO DIA

«Aproveitem e levem também o Carnaval para Santa Maria da Feira»

Teresa Graça, de 47 anos, ovarense presente na concentração de protesto contra o encerramento da Pediatria no Hospital de Ovar.

in «Ovarnews»

sábado, julho 15, 2006

«Sobe e desce» do «Público»
Manuel de Oliveira «para cima»

«Como o parecer negativo à instalação de uma grande superfície, a Câmara Municipal de Ovar quis prevenir o que disse constituir um crime urbanístico no centro da cidade. Se genuína, como tudo indica, a decisão só pode merecer aplauso, já que além do impacte da construção, assim se evitam também os problemas de circulação que daí decorreriam.
Foram precisamente as acessibilidades e a localização que estiveram na base da decisão do executivo municipal, pelo que fica por saber se a autarquia recusa mesmo o projecto ou se apenas não o quer naquele lugar». (in «Público» de hoje)
Este francês não tem emenda...

sexta-feira, julho 14, 2006

Comunistas vareiros mobilizam-se para a luta!

Na sequência do último comunicado no qual a CDU de Ovar repudia veemente o que
considera ser uma decisão já tomada de encerramento da Pediatria do Hospital de
Ovar, a Comissão Coordenadora de Ovar da CDU decidiu organizar hoje uma jornada de
protesto, às 18 horas, em frente à Câmara Municipal de Ovar.
Desta forma e durante toda a semana muitos activistas e simpatizantes da CDU
irão desdobrar-se em contactos procurando mobilizar toda a população vareira
para esta concentração de protesto.
Para a CDU a decisão de se avançar já com estas medidas no período de verão,
para mais coincidente com a realização do campeonato do mundo de futebol não é
inocente e revela a má consciência do governo PS.
A Comissão Coordenadora de Ovar entende que é ainda possível inverter o actual
estado de coisa, mas para isso, torna-se fundamental uma resposta firme por
parte da população vareira. Neste sentido a CDU apela, no seu comunicado, à participação de todos, independentemente da sua opção política e ideológica, em defesa da pediatria do nosso hospital.
Eheheheheheh

(daqui)

quinta-feira, julho 13, 2006

Olá a todos!


O meu nome é Rafaela, tenho 33 meses de idade, vivo na cidade de São João da Madeira, e frequento o Infantário «O Ninho da Criança», da Creche Albino Dias Fontes Garcia, nesta cidade.
Nesta escolinha sou muito feliz, tratam-me com muito amor e carinho.
Estou inserida numa sala de crianças, «Sala dos Pipocas», com idades compreendidas entre os 18 e os 24 meses, onde todos já caminham, excepto eu.
Pois é, não caminho, não falo, as minhas brincadeiras são muito limitadas...
Tem sido uma luta para mim e para os meus papás, desde que nasci. Mas, apesar de todos estes contratempos, sou uma menina muito bem disposta e simpática.
Desde os meus 14 meses que faço fisioterapia, 3 vezes por semana, logo de
manhã, antes da mamã ir trabalhar. Tenho feito grandes progressos, graças à
minha amiga e querida terapeuta, Carla.
Apesar do acompanhamento médico, que tive desde que nasci, até à data, ainda
não conseguiram diagnosticar a minha doença. Os meus papás sabem apenas que eu possuo um atraso de desenvolvimento psicomotor, uma má evolução
estatoponderal e vómitos recorrentes.
A etiologia destes atrasos mantém-se por esclarecer, apesar de vários estudos médicos efectuados.
Agora tenho mais uma possibilidade: alguém falou aos meus papás que em Cuba
poderiam diagnosticar a minha doença...
Infelizmente, os meus papás não têm condições económicas para me levarem até lá.
É assim que vos peço, em meu nome e no dos meus papás, a todos os AMIGOS que me ajudem, para que me possam levar até Cuba.

COMO AJUDAR:

Além de uns livrinhos de rifas para angariar algum dinheiro, que gentilmente
ofereceu à mamã, a empresa «Gráficos Unidos», e cujas senhas estão a ser
vendidas pelos nossos Amigos, também temos umas caixinhas com a minha
fotografia distribuídas em alguns estabelecimentos comerciais de São João da
Madeira .
Para quem o desejar, os meus papás abriram uma conta bancária na Caixa Geral
de Depósitos, cujo NIB é: 003507350005352890063.

Agradeço a vossa ajuda. Muito Obrigada.

Rafaela


PS: Podem confirmar a veracidade deste relato, clicando aqui.
Mudar de Vida



Praia do Furadouro, em Ovar.
Enquanto Adelino cumpria o serviço militar em África, Júlia casou com o seu irmão Raimundo, como ele pescador.
A luta pela sobrevivência, contra o mar e a tradição, marcam esse conflito amoroso e a paixão que renasce, para Adelino, quando é atraído pela natureza selvagem da jovem Albertina. Terra, mar, homem e progresso interligam-se num drama constante.
Se puderem, não deixam de (re)ver esta obra de Paulo Rocha, de 1966, com Geraldo d’El Rey (Adelino), Isabel Ruth (Albertina), Maria Barroso (Júlia) e João Guedes (Inácio).
(A foto é do Estúdio Almeida, de Ovar)
«Live Aid» foi há 21 anos


Em 1985, neste dia, o superconcerto de rock «Live Aid» era transmitido, via satélite, para 160 países, com uma audiência estimada em 1,5 mil milhões de pessoas.
Sir Bob Geldof, desculpe lá, a intenção era boa, mas o tempo passou e está tudo na mesma...
Daniela Mercury: Topo do Mundo



Para ir treinando...

Ivete Sangalo e Jota Quest no Porto,
Braga, Lisboa e Portimão


Os músicos brasileiros Ivete Sangalo e Jota Quest iniciam sexta-feira no recinto do "Queimódromo" do Porto uma mini-digressão por Portugal, que os levará também a Braga, Lisboa e Portimão, anunciou hoje a organização.
A sexta edição do Portugal Eléctrico, que a produtora Scoremusic apresenta como "o maior Carnaval de Verão", tem espectáculos marcados também para domingo no Estádio 1º de Maio, Braga, e para o fim-de- semana de 22 e 23 de Julho no Parque Tejo, Lisboa, e na Expoarade, Portimão, respectivamente.
Além de Ivete Sangalo e Jota Quest, a passagem por Lisboa do Portugal Eléctrico vai contar com uma participação extra, do colombiano Juanes, na sua estreia em palcos portugueses.

quarta-feira, julho 12, 2006

Na Europa, Daniela Mercury
lê poesia e ouve Madonna


A poucos dias de se apresentar em Ovar, Daniela Mercury continua a sua digressão pela Europa. Depois de passar pela Suíça e Itália, Daniela Mercury aterra agora na Alemanha para apresentar o seu novo CD, intitulado «Balé Mulato», e o seu DVD, «Baile Barroco».
A baiana percorrerá, até ao final da sua digressão em Agosto, 17 cidades europeias, incluindo a cidade vareira, no dia 29 deste mês.
Para os momentos livres, Daniela levou na bagagem a «Antologia Poética», de Fernando Pessoa, e «Antologia Poética», de Carlos Drummond de Andrade, o novo CD de Madonna e o DVD de Ana Carolina e Seu Jorge.
Daniela explica: «Livros de poesia alimentam a minha alma, relaxam e inspiram-me. Quanto ao Cd de Madonna, é porque gosto muito do trabalho dela, e já estou louca pra ver o novo DVD da cantora. E o DVD de Ana Carolina e Seu Jorge está óptimo!».

terça-feira, julho 11, 2006

Génio ou terrorista?

Afinal, o italiano Materazi pode ter chamado «terrorista islâmico» a Zidane.
Para experimentar a sensação é só clicar aqui, mover o francês com o rato e clicar para dar a cabeçada no defesa da «Squadra Azurra».
MUITO BOM!
Site Oficial da Ana Malhoa

Passo 1: desligar as colunas
Passo 2: aceder a http://www.anamalhoaoficialsite.com/
Passo 3: tentar perceber, pela imagem de entrada, se é um site porno ou não (aquilo é mesmo um microfone?)
Passo 4: aceder a «fotos»
Passo 5: concluir que esta verdadeira «lady» foi alvo de uma grande injustiça, aqui há uns anos, ali para os lados de Avanca!
Clint Sprott apresenta «The Wonders of Physics»
Academia de Verão traz
conhecido show de Física à UA


O Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro acolhe, a 24 de Julho, às 15h00, o show de ciência intitulado «The wonders of Physics», conduzido pelo Prof. americano Clint Sprott, da Universidade de Wiscosin, EUA. O show integra o programa de actividades do Departamento de Física, inserido na Academia de Verão da Universidade de Aveiro, e a participação é aberta a toda a comunidade.
A Academia de Verão é uma iniciativa dirigida a jovens, do ensino secundário, entre os 15 e os 18 anos, de todo o país, que estreia este ano na UA e envolve, para além do departamento de Física, os departamentos de Biologia, Engenharia Cerâmica e do Vidro, Geociências e Química.
Do vasto programa de actividades preparado pelo Departamento de Física para, entre 23 e 28 de Julho, motivar os estudantes participantes na Academia de Verão e aumentar o seu interesse pela Física e Matemática, destaca-se a presença de um grupo de professores americanos. Liderados pelo Prof. Clint Sprott, estes professores vão por em cena «The wonders of Physics» – um show de ciência itinerante que contempla um conjunto de actividades designadas por «mãos na massa» e permite aos participantes apreender conceitos de Ciência e de Física de uma forma divertida.
Aberto a todos os interessados, este show de Física, apresentado mais de 170 vezes, para uma audiência superior a 60 mil pessoas, em todo o mundo, será apenas uma das muitas actividades inesquecíveis daquela semana.
Para além deste show, o programa do Departamento de Física engloba aulas teóricas e práticas leccionadas, em laboratórios, por professores universitários experientes, que através de experiências simples ligadas ao nosso quotidiano, mas engraçadas e excitantes, visam levar os estudantes a despertarem o seu interesse pelo estudo, pela ciência e tecnologia e pelo conhecimento em geral.

Contactos para mais informação:

Nome: José Fernando Mendes
Departamento: Física
Telefone: 234 378 104
Fax: 234 424 965
E-mail: jfmendes@fis.ua.pt
URL: http://academiadeverao.ua.pt/

segunda-feira, julho 10, 2006

O «Grande» Crouch



O resto é de ir às lágrimas. Aqui.
Diário da República online

Para quem não saiba, aqui fica a informação: Desde Segunda - feira, 3 de Julho o Diário da República passou de 3 para 2 séries que estão completamente disponiveis para quem queira consultar ou imprimir em www.dre.pt(antigamente era necessário password). Já agora e para a informação ficar completa, o DR deixou de ter edição em papel.
Adeus

Que a morte venha libertar-me
do inferno que é esta vida
em que me encontro prisioneiro.
Longe do mundo que era o teu
é hoje o inverno em que me perco
entre o frio e o nevoeiro.

In «Barco Perdido»,
Poemas breves de Zéni d’Ovar (Ed. Le Félin)
(Zéni d'Ovar foi galardoado pelo Governo Francês. Ler mais aqui.)

sábado, julho 08, 2006

Mundial2006
Scolari emociona-se com bandeira de Cavaco Silva

O seleccionador de futebol de Portugal, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, emocionou-se hoje quando recebeu a bandeira portuguesa das mãos do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
A poucas horas de portugueses e alemães definirem quem fica em terceiro lugar no Mundial2006, Scolari recebeu a prenda de Cavaco Silva e chamou os três capitães da equipa, Pauleta, Luís Figo e Costinha, para se juntarem ao gesto do Presidente da República.
"Quero agradecer-vos por tudo o que fizeram até aqui neste Campeonato do Mundo. Foi uma excelente promoção do nome e da imagem do nosso país em todo o mundo. Faço votos para que consigam alcançar a terceira posição, mas já estão todos de parabéns pelo trabalho feito aqui. Muito obrigado", agradeceu Cavaco Silva, citado pelo site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Segundo o mesmo site, o Presidente da República agradeceu também a forma respeitosa e dedicada como Luiz Felipe Scolari se tem referido a Portugal e aos portugueses.
O gesto de Cavaco Silva poderá servir de mais um estímulo à selecção portuguesa, que tenta hoje igualar o feito dos "Magriços" em 1966, quando colocaram Portugal no terceiro lugar no Mundial de Inglaterra.
Rancho da Ribeira de Parabéns

sexta-feira, julho 07, 2006

Peixeirada

quinta-feira, julho 06, 2006

O regresso da grande senhora


Sabia que a artista Beatriz Campos é a autora de várias obras em azulejo que podem ser admiradas na estações da CP na Linha do Norte? Na altura, quando a CP decidiu verter para os quadradinhos em cerâmica os belos quadros da artista vareira, acabou por desvirtuá-los em diversos pormenores, pelo que Beatriz Campos optou por não os assinar.
O Museu de Ovar mostra, a partir de amanhã, uma exposição da conceituada artista vareira, subordinada ao tema «A História dos Comboios». A não perder!
O melhor jogo do Mundial



Foi pena que não tivesse sido o melhor resultado para a nossa selecção. Mas não há motivo para grandes tristezas. A hora continua a ser de festa, porque Portugal fez um belíssimo Mundial e estar entre as quatro melhores selecções é um feito. É verdade que custa perder assim, sempre para o mesmo algoz - França e Zidane, e, ainda por cima, fica um sentimento de frustração porque esta França parecia estar ao nosso alcance. A verdade é que estávamos espremidos...
Mas foi fantástica a forma como a selecção portuguesa esteve neste jogo e nesta competição. E o pior é que começamos a ficar (mal) habituados. A Itália que coma o churrasco... Viva nós!

quarta-feira, julho 05, 2006

«Allez les Bleus»...




...para o estômago dos «jes»

terça-feira, julho 04, 2006

O «Ovarvídeo» que aponha aqui o olho...
Actriz de "Emmanuele" orienta
"workshop" no Festival Avanca'06


A actriz Sylvia Kristel, que interpretou nos anos 70 a célebre personagem do cinema erótico europeu "Emmanuelle", vai orientar um dos "workshops" do festival "AVANCA'06", anunciou Cine- Clube desta localidade.
A décima edição do "AVANCA'06, Encontro Internacional de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia" vai decorrer na vila de Avanca, concelho de Estarreja, entre 26 e 30 de Julho, reunindo filmes inéditos em Portugal vindos de mais de 60 países.
No âmbito do festival, vão realizar-se vários "workshops" internacionais de Verão, reunindo centenas de jovens estudantes de audiovisuais e profissionais de todo o país e do estrangeiro.
Sylvia Kristel irá orientar um "workshop" intitulado "Cinema e pintura - um espaço para protagonistas", onde a prática do cinema e da pintura como artes contam histórias de protagonistas.
O seu último filme, "Topor et moi", é o ponto de partida de todo o trabalho criativo previsto.
Kristel, celebrizada no papel de "Emmanuelle", viu o seu êxito rapidamente estender-se à escala global, num dos raros momentos em que o cinema europeu ocupou lugar cimeiro na exibição cinematográfica.
A actriz protagonizou e participou ainda em mais de meia centena de filmes, incluindo "Alice", de Claude Chabrol, no qual tem uma das suas melhores interpretações.
Nos últimos anos, tem participado sobretudo em produções holandesas, nomeadamente com Dorna van Rouveroy e Ruud Den Dryver, produtor da sua primeira incursão na realização.
A pintura acompanhou-a desde Paris, onde Roland Topor lhe deu aulas de pintura e em parte inspirou o seu filme "Topor et moi".
Sendo este o seu primeiro filme como realizadora, "Topor et moi" é, sobretudo, uma obra que junta a pintura e o cinema para recriar a memória da cena artística de Paris, no início da sua carreira.
Hugo Claus, W.F.Hermans e outros ganham vida na pintura de Sylvia Kristel e depois no seu filme e na animação.

segunda-feira, julho 03, 2006

Está, está!



Não há dúvida de que a imagem do futebol português está a mudar.

Mundial 2006: Portugal x Inglaterra


(Relato da Rádio Renascença)
9 de Julho (domingo)
Próximo Ecopasseio: Descida do Vouga em canoa

Após o sucesso da descida do Mondego em 2005, os «Amigos do Cáster» propõem agora a descida do rio Vouga, em canoa, entre Pessegueiro do Vouga e Carvoeiro.
O Vouga é um rio de montanha oriundo da Serra da Lapa, em Viseu. O seu trajecto inicial percorre uma extensa zona de montanha até que, ao passar pelo concelho de Sever do Vouga, dá lugar a um extenso vale de aluviões com elevada produtividade agrícola, em que o traçado do rio se percebe pelo desenho linear da sua galeria ripícola no leito de cheia. Estabelece o contacto com a Ria de Aveiro, onde desagua, atravessando uma extensa e singular área agrícola com sebes de compartimentação. Representa também um corredor ecológico importante para os peixes migradores que viajam entre a laguna e a sua nascente e afluentes.
Todo este ambiente ribeirinho propicia o contacto com a natureza, apelando a uma descida em canoa, forma suprema de conhecer toda a ambiência do Rio Vouga. Este rio caracteriza-se por alternar zonas de rápidos com outras mais calmas onde podemos observar a beleza das suas margens verdes.
De forma a conhecer e usufruir deste refrescante rio, os Amigos do Cáster convidam-no(a) para a descida do Vouga, em canoas de dois lugares que o(a) leva à descoberta da paisagem que envolve o rio e a um dia muito bem passado em plena Natureza

* Grau de dificuldade: Fácil

* Local de encontro: Biblioteca Ovar

* Horário de encontro: 8h30

* Horário previsto de chegada: 17h30

* Taxa de inscrição:

Sócios - 25,00 Euros

Não sócios - 27,00 Euros

Inclui: Transporte, Seguro, Equipamento e monitores na água e em terra.

Inscrições através do contacto:

E-mail: hhelder@gmail.com

Telemóvel: 965614805

Data limite de inscrições: 06 de Julho.

Lista de Material para a descida:

* Chapéu e protector solar;

* Roupa leve e calçado que se possa molhar;

* Almoço leve e água;

* Roupa seca e toalha para o regresso.

Nota: Os participantes devem ter atenção aos óculos, que deverão ir presos com fitas para não se perderem no rio. Não é recomendado o uso de telemóvel, máquinas fotográficas e outros aparelhos electrónicos.

Recordo que o numero de lugares é limitado!!!
Data limite de inscrições: 06 de Julho.
IMPORTANTE: Está garantida a chegada em tempo útil para que todos possam assistir à final do campeonato do mundo.

domingo, julho 02, 2006

Obrigado Portugal!!

E foi mesmo muito bonita a forma como os ovarenses saíram à rua para festejar a grande vitória de Portugal. As bandeiras e os cachecóis encheram a cidade numa manifestação de contentamento que não se vê por cá muitas vezes!













sábado, julho 01, 2006

Que seja um jogo bonito!



Portugal tenta hoje repetir a história e qualificar-se para as meias-finais de uma grande competição às custas da Inglaterra, em jogo dos quartos-de-final do Mundial de futebol Alemanha2006, depois da vitória de há dois anos no Euro2004.
às 16:00 de Lisboa, em Gelsenkirchen, portugueses e ingleses dão o pontapé de saída para o terceiro jogo dos «quartos» do Alemanha2006, que colocará a equipa vitoriosa na rota de Brasil ou França, selecções que reeditam às 20:00, em Frankfurt, a final do Mundial de 1998 no último encontro de acesso às meias-finais.
Com Deco e Costinha suspensos e Cristiano Ronaldo em dúvida por lesão, o seleccionador português, o brasileiro Luís Filipe Scolari, deverá apostar em Petit e Simão como titulares, na esperança de que o jovem prodígio do Manchester United ainda recupere até à hora do jogo, e colocar Luís Figo como organizador, no lugar do «mágico» do FC Barcelona.
Scolari, que já foi «carrasco» de Inglaterra no Euro2004 e no Mundial de 2002, ao serviço do Brasil, com o qual se sagraria campeão do Mundo, espera poder repetir a proeza, colocar Portugal entre as quatro melhores selecções do Mundo e levar de novo a melhor sobre o seu rival do banco inglês, o sueco Sven-Goran Eriksson.
O seleccionador inglês deverá apostar na equipa que bateu o Equador nos «oitavos», com um 4-5-1 em que Wayne Rooney surge como homem mais avançado, apoiado nas alas por Beckham e Joe Cole e com Lampard e Gerrard nas costas.
Numa coisa ambos os técnicos coincidem: Tanto Scolari como Eriksson já afirmaram que preferem a vitória a jogar bem, mas nós queremos mais: Que seja um jogo bonito!