sexta-feira, julho 30, 2004

66.ª Volta a Portugal
Beppi/Ovarense melhora

Fernando Fernandez chegou hoje ao Cartaxo em 14.º lugar, Luis Sarreira em 24.º e Miguel Tabanera na 49.ª posição. Foram estes os melhores ciclistas vareiros à chegada há pouco ao Cartaxo. A equipa ficou em décimo na etapa.
Bombeiros de Esmoriz em Loulé

Uma coluna composta por duas dezenas de homens e cinco viaturas de corporações de bombeiros da região de Aveiro partiu ontem de manhã para Loulé, onde se encontra a ajudar no combate ao incêndio que lavra naquela zona algarvia. Equipas de Oliveira de Azeméis, Esmoriz e Aveiro (Bombeiros Novos e Velhos) juntaram-se a outras corporações na tentativa de extinguir as chamas que deflagraram na região de Loulé, aí devendo permanecer durante alguns dias.
O incêndio que lavra em Loulé (S. Brás de Alportel) juntou-se ontem a uma outra frente de fogo em Almodôvar, no distrito de Beja, comunicou o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS). Nos dois incêndios estão a operar quatro aviões Canadair e dois helicópteros, um pesado e um ligeiro. Este incêndio florestal continuava ontem a lavrar com grande intensidade, numa zona que abrange o Alentejo e o Algarve, envolvendo os municípios de Almodôvar, Silves e Loulé.
Moradores contestam expropriações

A construção de uma rotunda no lugar do Cadaval, em Ovar, no âmbito da ligação da EN109 ao IC1, está a indignar os habitantes de um prédio por preverem que a estrutura lhes «roube a paz» e passe rente à porta. Os moradores queixam-se que o Instituto de Estradas de Portugal (IEP) não os avisou relativamente às expropriações, colocando as máquinas no terreno sem uma explicação. A desvalorização patrimonial e a passagem de duas vias junto à esquina do prédio também constam na lista das preocupações. Tanto assim é que a revolta está estampada num cartaz, pendurado no próprio edifício. «IEP expropria propriedade sem dar conhecimento aos proprietários. Ovar: Democracia sim, corrupção não», lê-se ao longe, na rua Dr. António Valente Fonseca. («Público»)

Estreia nas calmas

A primeira etapa da 66.ª Volta a Portugal não correu de feição aos ciclistas da Beppi/Ovarense. O primeiro Ovarense a chegar a Castelo Branco foi Luís Sarreira, em 28.º lugar, 30 lugares atrás (53.º) apareceu Alexis Rodriguez, e em 116.º lugar classificou-se José Oliveira. Foram estes os três «vareiros» melhor classificados. Por equipas, a Beppi/Ovarense classificou-se em 12.º lugar. No final da etapa, Jorge Henriques não escondia algum desalento, mas sempre foi dizendo que «tudo correu conforme o previsto».
Vamos ver como corre hoje a etapa à Ovarense, entre Castelo Branco e Cartaxo, numa distância de 187,7km, com contagem de montanha de 3ª (Vila Velha de Rodão) e 4ª categoria (Santarém).

quinta-feira, julho 29, 2004

66.ª Volta a Portugal
Beppi/Ovarense quer fazer figura

Jorge Henriques, director desportivo da Beppi/Ovarense, espera realizar uma boa «volta» e conta para isso com nomes como Alexis Rodriguez e Pedro Hermida.
A 66ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, que hoje sai para a estrada, é a uma versão reduzida da mais importante prova de ciclismo nacional. Sem passar pelo Alentejo, nem pelo Algarve e muito centrada no Norte do país, a Volta continua, no entanto, a contar com alguns dos seus pontos mais emblemáticos, caso da subida da Senhora da Graça ou da Torre, na Serra da Estrela. Ao todo serão dez dias de prova, num total de 1507 km com início nas Termas de Monfortinho e final em Sintra, com um contra-relógio.

Salão Nobre vai ter obra de Emerenciano

Nome sobejamente conhecido do panorama artístico nacional, Emerenciano foi o artista plástico escolhido para conceber e realizar o painel em azulejo que será colocado no novo Salão Nobre da Câmara Municipal de Ovar, após as obras que nele decorrem actualmente. O executivo reconheceu-lhe a qualidade artística e criativa necessárias e, sendo Emerenciano natural de Ovar, goza de uma «forte identificação com a nossa terra com a qual mantém fortes laços, o que era condição essencial para a selecção», justifica Armando França.
Sabe-se que Emerenciano, apesar de não radicado em Ovar respira vareirismo por todos os poros e como tal não admirou que o material privilegiado para o seu trabalho tenha sido a cerâmica. Todos os pormenores foram alvo de diálogo entre artista e autarquia, que para além do mais gostaria de aludir ao epíteto «cidade-museu do azulejo», acabando o projecto da obra por ser aprovado em reunião do executivo.
O painel a que colocou mãos à obra tem dez metros de comprimento por três de altura e, nas palavras do seu autor, «não é propriamente uma pintura», preferindo chamar-lhe «um desenho colorido, de linha com cor, uma iconografia». («Diário de Aveiro»)
«Publicidade enganosa» em Esmoriz

O quinzenário "A Voz de Esmoriz" acusa a Junta de Freguesia local de fazer «publicidade enganosa» quanto à qualidade da praia daquela cidade do concelho de Ovar.
A praia de Esmoriz perdeu a Bandeira Azul da Europa devido às descargas da Barrinha mas, no seu lugar, Alcides Alves, presidente da Junta - que pode estar de saída do PS por ter sido numa lista indepoendente - mandou hastear uma bandeira semelhante, a da União Europeia.
«A falta de atribuição de tal bandeira (...) deixou vago um mastro que foi, de pronto, ocupado pelo símbolo da Comunidade Europeia, cuja bandeira tem tons azuis, tantos quanto baste», escreve o jornal.
«Há quem considere que a atitude da autarquia, ao mandar hastear a bandeira da EU como um acto de "publicidade enganosa". Se a intenção foi boa, os resultados podem ser muito mais», comenta o quinzenário.

quarta-feira, julho 28, 2004

ADO Futebol
Crise? Qual crise?

A Ovarense acertou com a SAD do Sporting o empréstimo, por uma temporada, do jovem defesa central, Carlos Marques, promovido esta época à formação principal leonina.
O técnico Joaquim Teixeira revelou-se muito satisfeito pelo desenrolar positivo do negócio. «É um jogador que conheço das selecções mais jovens, com grande futuro e que vem de um clube que trabalha bem na formação», referiu.
O técnico da turma vareira acredita que o jogador vai ser importante para a Ovarense e espera que todas as partes envolvidas no negócio fiquem satisfeitas no final da temporada.
Furadouro
«Gang» vandaliza nove carros

Nove viaturas ligeiras foram assaltadas na praia do Furadouro, entre a uma e as cinco horas da madrugada da passada segunda-feira. A PSP de Ovar foi alertada e veio a apurar que o grupo responsável pelos roubos se fazia transportar num veículo de alta cilindrada de cor preta. Informações recolhidas pela equipa policial ovarense indicavam que a referida viatura se dirigiu para o Porto.
A Brigada de Investigação Criminal da PSP do Porto não demorou muito a conseguir obter resultados, identificando o grupo naquela cidade e recuperando a totalidade dos bens roubados.
O grupo é constituído por vários indivíduos de ambos os sexos, residentes na área do grande Porto, com idades compreendidas entre os 16 e os 22 anos e encontrava-se sob investigação há algum tempo pelas autoridades policiais.
Refira-se que o «modus operandi» foi sensivelmente o mesmo da onda de assaltos a garagens de Aveiro dos últimos tempos: arrombamento do vidro lateral e subtracção de todos os bens facilmente conversíveis em dinheiro: rádios, óculos de Sol, Cd’s e caixas de leitores de Cd’s, casacos de cabedal, malas, carteiras, telemóveis, etc.

terça-feira, julho 27, 2004

Barrinha de Esmoriz
Feira avança com solução «bacia»

A Câmara de Santa Maria da Feira anunciou que vai construir uma «bacia de retenção» em Paços Brandão para diminuir o caudal das águas da ribeira de Rio Maior que drena para a Barrinha de Esmoriz, onde está a ser construído um dique para controlar a sua abertura ao mar. O vereador do ambiente, Delfim Silva, já comunicou esta opção aos responsáveis pelo projecto numa reunião de emergência realizada no passado dia 23, onde faltaram representantes das Câmaras de Ovar e Espinho. A opção surge devido ao aumento injustificado do caudal que chega à Barrinha.
Delfim Silva estranhou a ausência das duas autarquias, «por serem as mais visadas». O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Ovar, José Américo, diz que esteve de férias e não teve conhecimento atempado da referida reunião. No encontro, foi analisado o modo como as obras estão a decorrer, tendo ainda ficado decidido as datas da abertura da Barrinha ao mar, que deverá ocorrer pelo menos mais duas vezes no decorrer deste Verão.

segunda-feira, julho 26, 2004

Discurso do Dia do Município
França insurge-se contra Refer

O presidente da Câmara de Ovar acusou, ontem, a REFER e a INVESFER de não darem respostas aos projectos e planos preparados pela autarquia para uma intervenção na linha de caminho de ferro na freguesia de S. João de Ovar e que já deveriam ter sido protocoladas. Armando França (PS) salientou a necessidade da intervenção planificada pela REFER para a vila de S. João de Ovar que dentro em breve deverá ver entrar em funcionamento o IC1 que ligará a cidade vareira a Aveiro.
Armando França receia que «o afã que foi posto nas obras da linha do caminho-de-ferro, nos comboios, nas estações aquando do Euro 2004, tenha resultado agora numa grande paralisia e cansaço».
O autarca queixou-se, mais uma vez, da contenção orçamental «imposta pelo Governo», resultando em constrangimentos e dificuldades acrescidas para o poder autárquico, que assumiu mais competências, mas viu «emagrecer as já magras receitas municipais». Além das limitações financeiras impostas pelo Governo, Armando França queixou-se, também, dos longos «atrasos e indecisões na aprovação de candidaturas e nas transferências de verbas do III Quadro Comunitário Apoio (QCA) que vêm complicar a gestão do município»

domingo, julho 25, 2004

Dia do Município
S.João inaugura arranjo
A freguesia de S. João foi a contemplada com a inauguração de um arranjo urbanístico durante as comemorações do Dia do Município que decorreu durante o dia de hoje.

sábado, julho 24, 2004

Programa do Dia do Município

A banda feirense EzSpecial é a principal atracção da noite de hoje, véspera do Dia do Município. Amanhã tem lugar a sessão solene, ocasião em que serão agraciadas algumas personalidades, com destaque para José Eduardo Oliveira, antigo presidente da Ovarense («DA») e associações com medalhas de Mérito Municipal, bem como homenageados funcionários municipais e professores do ensino básico que este ano se aposentaram.
O dia inicia-se pelas 9h45 horas, com a guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários do concelho e hastear das bandeiras, na Praça da República. Um quarto de hora depois, a comitiva visita as novas instalações de serviços municipais na envolvente da Praça da República. Quando forem 10h45 horas, realiza-se a sessão solene na Biblioteca Municipal, uma vez que o Salão Nobre dos Paços do Concelho se encontra em obras. No final desta, as comemorações deslocam-se para a vila de São João de Ovar, onde se procederá à inauguração dos arranjos urbanísticos do largo daquela freguesia do concelho de Ovar.
As festividades encerram com uma Missa Solene, marcada para as 19 horas, na Igreja Matriz de Ovar.

sexta-feira, julho 23, 2004

Carlos Brás confirmado
Comunicado da AD Ovarense
   
Face à ausência prolongada e não justificada, no cumprimentos das suas funções nos Órgãos Sociais do Clube por parte do Presidente da Direcção, Sr. Manuel António Lopes Miranda, a Direcção da Associação Desportiva Ovarense, em reunião efectuada em 20/07/2004, deliberou o seguinte:
- A Direcção da Associação Desportiva Ovarense continuará em funções para cumprimento do mandato que termina em 30/06/2006;
- Nomear, para Presidente da Direcção da A. D. O., o actual Vice-Presidente para as Actividades Administrativas e Financeiras, Dr. Carlos Alberto Guedes Brás. Esta deliberação foi tomada por unanimidade;
- A estrutura funcional e organizacional sofrerá pequenas alterações, tendo em vista uma maior operacionalidade deste órgão;
- A Direcção deliberou, também, que o seu programa não sofrerá qualquer alteração e procurará concretizar os objectivos a que se propôs durante este mandato;
- A nomeação do Dr. Carlos Alberto Guedes Brás para Presidente da Direcção foi ratificada pelos restantes Órgão Sociais da A.D.O., em reunião convocada para o efeito e efectuada em 21/07/2004. 

Ovar, 23 de Julho de 2004  
A Direcção da Associação Desportiva Ovarense
Susto na Praia

Os treinos de qualificação de pilotos civis na Base Aérea de Maceda em Ovar (AM1), provocaram, anteontem, inquietação na população local e nos banhistas que nesta altura do ano escolhem as praias da zona. Alguns populares viram um «um Boeing» em «sérias dificuldades na aterragem», mas não passava de um teste. Mais tarde, fonte do Gabinete de Imprensa da Força Aérea garantiu que se tratava, apenas, de um treino para a qualificação de pilotos civis, requerido à AM1 por uma companhia privada. Estes treinos costumam ser feitos nos aeroportos Francisco de Sá Carneiro, no Porto, e na Portela, em Lisboa, mas desde o Euro 2004 que passaram a ser efectuados na AM1 e na Base Aérea n.º 6 no Montijo. «Estas bases foram equipadas com o sistema de radar de apoio à navegação (ILS) para poderem receber aviões civis nestas bases devido à saturação dos dois aeroportos», explicou a fonte. Os treinos consistem na aproximação à pista, descolagem e aterragem. As Base Aérea de Maceda e Montijo foram equipadas, por altura do Euro 2004, com o sistema de radar ILS para que aviões civis, depois de deixarem os passageiros nos aeroportos, pudessem aterrar, uma vez que os aviões militares não utilizam tal sistema, segundo a fonte.

quinta-feira, julho 22, 2004

Carlos Brás é o novo presidente da Ovarense

O impasse directivo no futebol da Associação Desportiva chegou hoje ao fim com «sim» de Carlos Brás ao convite para assumir a presidência da direcção do clube. Este economista de Ovar é o sucessor de Manuel Miranda e o novo presidente da AD Ovarense. O novo líder deverá ser amanhã apresentado em conferência de imprensa, a realizar nas instalações do Estádio Marques da Silva.

 




Pouca-terra, pouca-terra

Se tenciona apanhar um comboio na estação de Ovar, saiba que o circulação ferroviária se encontra seriamente afectada desde ontem à noite e o melhor é dirigir-se directamente para o serviço rodoviário complementar. Tudo por causa do descarrilamento de um comboio de mercadorias registado ontem à entrada de Espinho. A CP prevê normalizar o serviço ao final da tarde de hoje.
AVANCA’04
Filmes já estão em exibição 

nome da imagem
Aqui bem ao lado, o AVANCA’04 é um espaço cheio de imagens, filmes, surpresas, workshops, ideias, exposições, encontros, discussões. O AVANCA’04 é um encontro de todos os cantos do mundo. A apresentação está feita. O ecrã gigante do Cine Clube de Avanca já projectou as primeiras imagens do Festival AVANCA’04 – “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” que decorrem até 25 de Julho. A curta-metragem “Timor Loro Sae”, produzida em Avanca, do realizador Vítor Lopes abriu a sessão competitiva internacional. 
A Cerimónia de Abertura do AVANCA’04 e Entrega de Prémios da edição de 2003 antecedeu a exibição de filmes no Auditório Paroquial de Avanca. Pelo palco desfilaram os vencedores do AVANCA’03. Francisco Lança com o filme de animação “Zé e o Pinguim” venceu o troféu da Competição “Avanca”. 
A Vila avancanense concentra trabalhos vindos dos 5 continentes. Durante 5 dias, 65 filmes provenientes de 27 países, seleccionados entre 846 películas, vão estar em exibição nesta que é a maior edição de sempre do Festival de Avanca. Assim considera o Presidente do Cine Clube de Avanca, Costa Valente, que realiza esta grande produção desde 1997. 
A Câmara Municipal de Estarreja é co-organizadora do evento. A autarquia “procura ser um parceiro e encara o Cine Clube como um contributo para a vida cultural que se quer intensa e com prestígio”, afirmou o Vereador do Pelouro da Cultura, José Cláudio Vital. 
O Festival tem 4 palcos. Na Escola Egas Moniz decorrem a Competição Web Movies e os 7 workshops especializados na área do cinema e dos audiovisuais transformando Avanca no maior espaço europeu de workshops de Verão. Jean-Pierre Ruh (França), John e Mark Lycette (Austrália), Pavel Medvedev (Rússia), Ursula Meyer (França, Suiça, Bélgica), Felix Murcia (Espanha), Alfredo Cavazzoni (Itália) e o realizador português Lauro António são os profissionais responsáveis pelas acções de formação. 
A Sala de Conferências da Junta de Freguesia de Avanca recebe a Competição em Televisão com sessões marcadas para os dias 22, 23 e 24 às 10H00 e 15H00 num total de 6 sessões. 
O Auditório é o cenário principal do evento com a realização de 8 sessões da competição internacional durante os dias 22 e 23 às 18H00, 22H00 e 24H00 e no dia 24 entre as 18H00 e as 20H00. 
Os dois últimos dias (24 e 25) terão Cinema ao Ar Livre no Recinto do Festival de Gastronomia de Avanca a partir das 23H00.
Ovar abaixo de zero
Oliveira de Azeméis e Estarreja no Governo

Ovar continua sem representantes no Governo. Hermínio Loureiro, Regina Bastos e Bagão Félix são os três nomes de Aveiro que foram escolhidos, pelo Primeiro-Ministro, Pedro Santana Lopes, para fazerem parte do Governo. Confirmadas as saídas de Marques Mendes (ministro dos Assuntos Parlamentares), Celeste Cardona (ministra da Justiça), Carlos Tavares (ministro da Economia) e Rosa Pires (secretário de Estado Ambiente e Ordenamento do Território), o «peso» de Aveiro no Governo ficou diminuído.
O social-democrata oliveirense – que também é presidente da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis e líder da Concelhia do PSD local – vai trabalhar exclusivamente com a pasta do Desporto. Isto porque a Juventude – outra das Secretarias de Estado que Hermínio Loureiro detinha com Durão Barroso – foi entregue a Pedro Duarte, antigo líder da JSD. A estarrejense Regina Bastos foi conduzida como secretária de Estado da Saúde. A ex-deputada do PSD no Parlamento Europeu e antiga vereadora da Câmara de Estarreja vai integrar o Ministério de Luís Filipe Pereira.  
Festas do Município
EzSpecial dão música

Dois anos depois de terem lançado o seu último álbum, a banda feirense EzSpecial chega a Ovar. Ela é a principal atracção da noite de 24 de Julho, véspera do Dia do Município. Formados em 2000 , só dois anos depois dariam a conhecer o seu primeiro registo discográfico com o álbum «In n’out» de que seria extraído o single «Daisy», aproveitado por uma operadora de telemóveis para uma campanha publicitária. O disco de estreia foi produzido por Quico Serrano, conhecido pelas suas participações com Pedro Abrunhosa, e por Saul Davis, guitarrista e violinista dos James.
«Transformar sentimentos em canções não é uma tarefa fácil. A forma como sentimos, como procuramos encaixar no mundo e em nós próprios, a própria iluminação que os dias têm, ou a infindável paleta de cores com que os pintamos, tudo isto torna cada canção de “In n' Out” o resultado da nossa própria depuração», confessou ao «NdO», o líder dos EzSpecial, Ricfardo Azevedo. E adicionou: «Escutamos o nosso disco, e ouvimo-nos a ouvir toda a gente, incluindo a nós próprios...».

quarta-feira, julho 21, 2004

Hoje decide-se tudo
 
A direcção da Ovarense reúne novamente esta noite para decidir quem substitui Manuel Miranda à frente do clube. A possibilidade de Álvaro Tojal assumir a presidência parece, no entanto, estar descartada, por motivos de saúde. Este, enquanto presidente-adjunto, seria à partida, o sucessor natural, mas a solução deverá recair noutro elemento da actual direcção. O nome do novo presidente deverá ser divulgado pela direcção do clube, em conferência de imprensa a realizar sexta-feira. 


Crise na Ovarense
Álvaro Tojal deve assumir presidência
 
A informação carece de informação oficial, mas fontes bem colocadas junto da direcção da Associação Desportiva Ovarense apontam que o vice-presidente, Álvaro Tojal, poderá assumir a presidência da direcção, na sequência da alegada fuga de Manuel Miranda para o Brasil.
Apesar do segredo continuar a ser a alma do negócio, a reunião de ontem resultou na manutenção da actual direcção que se afirma disposta a «honrar todos os compromissos anteriormente assumidos».
Ao não demitir-se, Manuel Miranda abriu caminho à sua sucessão no seio da direcção actual, uma vez que os estatutos obrigam à substituição após determinado número de faltas injustificadas.

CDU alerta
Praia do Areinho pode ser perigosa

A CDU de Ovar quer ver afixada, na praia do Areinho, a informação obrigatória ao público sobre a qualidade da água e os números de emergência em caso de acidente, bem como os alertas sobre a existência de alforrecas ou fundo irregular e lodo. O requerimento, que já foi envidado pelo representante comunista na Assembleia Municipal, José Costa, ao responsável pelo pelouro do Ambiente da Câmara local, vem na sequência de uma visita realizada por «activistas da CDU», este fim-de-semana, àquela praia da margem da ria de Aveiro. José Costa quer também que a Câmara pressione as entidades responsáveis a efectuarem uma «intervenção de fundo que pudesse remediar as consequências desastrosas das operações de dragagens de 1998». A praia do Areinho é bastante frequentada e reconhecida como Área Balnear pelo Ministério do Ambiente. Durante anos, a sua localização, inserida na paisagem da ria de Aveiro, «elegeu-a» como referência para banhistas de várias zonas do país. No entanto, as dragagens de 1998 «transformaram todo aquele espaço num autêntico deserto de lodo assim que a maré começa a descer».

terça-feira, julho 20, 2004

Ovarense: Dia D
 
Se Manuel Miranda não aparecer esta noite para a reunião habitual da direccção da Ovarense, os associados podem começar a preparar-se para uma Assembleia Geral.
Já ninguém espera que Manuel Miranda apareça, qual D. Sebastião, vindo do Brasil para onde fugiu há duas semanas, na sequência de complicações profissionais na Caixa de Crédito Agrícola de Ovar.
O vice-presidente, Álvaro Teixeira, desconhece a situação que eventualmente possa ter levado à fuga do timoneiro do clube, mas «o que é certo é que nos estão agora a surgir situações com as quais não contávamos e não estávamos preparados». Foi Manuel Miranda quem tratou de todas as contratações do defeso com pormenores que os seus colegas de direcção desconhecerão e poderão não cumprir, visto que o presidente terá alegadamente «voado» com o dinheiro. Uma coisa parece certa para Álvaro Teixeira: «Vai ser muito difícil cumprir todos os compromissos assumidos, apesar de continuarmos a ter uma dos orçamentos mais baixos da Liga de Honra».O vice-presidente Álvaro Teixeira ainda mantém a esperança de que Manuel Miranda apareça para a habitual reunião quinzenal desta noite, «já que estes dias de férias já estavam pedidos».
Ciclismo
Beppi-Ovarense vence no Minho
 
A equipa da Beppi-Ovarense venceu em toda a linha o Grande Prémio do Minho que terminou no passado fim-de-semana. Pedro Hermida venceu a primeira etapa e mais duas volantes e depois viu toda a equipa a defender, com unhas e dentes, a camisola amarela do líder, acabando por vencer também na geral por equipas. «Contem connosco para a Volta a Portugal», avisou o «vareiro» Pedro Hermida, no final da corrida.

segunda-feira, julho 19, 2004

Lixos recolhidos ao domingo

A Câmara Municipal de Ovar aprovou um circuito suplementar de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU's) nas praias do concelho para esta época balnear. Este circuito realizar-se-á ao domingo de manhã. Os serviços de recolha serão ainda reforçados com mais 50 contentores e com medidas excepcionais de levagem dos contentores nas praias e nos centros urbanos. Uma necessidade sentida nas praias do concelho, em especial nas mais movimentadas, em que o lixo transbordava dos contentores ao fim-de-semana.

sábado, julho 17, 2004

Em fuga ou em busca de contratações?
 
A ausência do presidente da Ovarense na apresentação oficial da equipa aos sócios, veio dar consistência aos constantes rumores de que Manuel Miranda terá fugido em direcção ao Brasil após ter feito alegadamente um desfalque na instituição bancária onde trabalhava.
Confrontada com os rumores, a direcção da Ovarense informou que o pedido de férias já se encontrava agendado e que aguarda pela presença do dirigente na reunião da próxima terça-feira.
Por outro lado, na Caixa de Crédito Agrícola de Ovar, onde Manuel Miranda ocupava o cargo de gerente, ninguém confirma nem desmente o que quer que seja. Um caso para acompanhar nos próximos dias.

Culpa não é da ETAR, diz SMAS («JN»)
 
Ao contrário do que foi noticiado esta semana, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Esmoriz/Cortegaça, em Ovar, está a funcionar dentro da legalidade. Segundo o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), José Duarte Gonçalves, àquela ETAR só falta o alvará de utilização do domínio hídrico (a estação lança os efluentes tratados na Vala de Maceda que desagua na barrinha de Esmoriz), mas, dado o processo estar em fase de instrução e os resultados obtidos pela monitorização semanal serem bons, é-lhe permitido fazer os tais lançamentos.
Praias de Esmoriz e Cortegaça sem banhos («Público»)
 
O director dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Ovar, Alfredo Costa, garante que os maus cheiros e a espuma que, no início desta semana, "cobriram" o rio que desagua na barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos nada têm a ver com uma das habituais descargas da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Esmoriz/Cortegaça. O responsável assegura que a ETAR funciona plenamente e que semanalmente é feito o controlo de eficiência à estrutura. "Os resultados são altamente favoráveis e indicam que a ETAR funciona em condições", refere.

sexta-feira, julho 09, 2004

Protestos de agricultores partem de Ovar

A concentração está marcada para amanhã, às 8 horas, em Ovar. Depois, em marcha lenta, os tractores desfilam pela EN109 até Aveiro, onde, à porta da Agrovouga, os esperam centenas de agricultores que à semelhança de anos anteriores ali vão para reclamar mais direitos e protestar contra a nova Política Agrícola Comum (PAC).
Esta proposta da PAC tende a desligar as ajudar à produção ao pagar mesmo que não haja produção, atribuindo subsídios com base no «histórico» dos anos 2000, 2001 e 2002. De acordo com a ALDA, os agricultores portugueses continuarão a receber menos por exploração, por hectare e por agricultor que os seus parceiros de outros países da União Europeia.
Futebol
Ovarense acredita numa época sem sobressaltos

A Ovarense já iniciou a época desportiva 2004/2005. Tendo em vista mais uma participação no Campeonato Nacional da Liga de Honra, a equipa vareira manteve a mesma equipa técnica, formada pelo treinador principal, Joaquim Teixeira, e pelos adjuntos João Festas, Prof. Terrão e Jovanovic, mas optou por operar uma grande transformação no seu plantel.
Ao todo, são já onze os reforços adquiridos, dos quais o «internacional» sub-21, Sérgio Leite, contratado ao Charlton, de Inglaterra, é o nome mais sonante. Kikas e Marco Almeida, ex-União da Madeira, Alex Garcia, ex-Estrela da Amadora, Valdir, ex. Sporting, Paulo Teixeira, ex-Portimonense, Schuster, ex-Felgueiras, Júlio César, ex-Marco, Wellington, ex-Salgueiros e os juniores Mané e João, são as restantes caras novas do novo plantel, enquanto Mingote, Jorge Humberto, Evilar, Marçal, Marco Abreu, Artur, Éder, Leandro Netto, Nei, Hélder Vasco e Paulinho, transitam da temporada anterior.
Entretanto, e como noticiamos, o brasileiro Jefferson já se encontra em Ovar à experiência e poderá fechar o plantel para a nova época.

quinta-feira, julho 08, 2004

Autarquia subsidia vigilância balnear

A Câmara de Ovar deliberou comparticipar com 750 euros os custos da Capitania do Porto de Aveiro com duas viaturas todo-o-terreno que fazem a vigilância das praias durante a época balnear.
O executivo camarário decidiu, também, rubricar protocolos com as Juntas de Freguesia e bombeiros do concelho para colocar meios de socorro nas praias de Esmoriz, Cortegaça, Maceda, Furadouro, Torrão do Lameiro e Areínho.

quarta-feira, julho 07, 2004

Vareiros em destaque no circuito de ténis(«DA»)

Pelo oitavo ano consecutivo, o maior Circuito Nacional de Veteranos voltou às Caldas da Felgueira. O vareiro Pedro Martins, representante do Clube de Ténis de Ovar, venceu na final o seu colega e amigo, Vieira dos Santos por 6/2 e 6/3. De destacar que nas meias finais três dos quatro jogadores em prova eram do Clube de Ténis de Ovar.

terça-feira, julho 06, 2004

Odete Santos recebeu trabalhadores da Universal Motors

Uma delegação de meia centena de trabalhadores esteve ontem na Assembleia da República, a convite do Grupo Parlamentar do PCP, com o objectivo de recolher informações sobre os desenvolvimentos da situação da empresa. Os trabalhadores, que entraram na Assembleia da República com as suas fardas de trabalho, visitaram algumas dependências do Parlamento, e foram em seguida recebidos em reunião pela Deputada do PCP, Odete Santos.
António Vinhas, delegado sindical da empresa, na sua exposição informou que os trabalhadores ainda não receberam o salário de Junho, não se sabendo quando tal irá acontecer, sendo essa uma preocupação fundamental dos trabalhadores. Por outro lado entregou ao Grupo Parlamentar do PCP um documento em que se demonstra a viabilidade da empresa.
Para o PCP, o Governo tem que se envolver neste processo garantindo, através dos Ministérios do Trabalho e da Segurança Social o acompanhamento da situação, o cumprimento das obrigações por todas as partes e a obtenção de apoios à viabilização da empresa. O PCP apresentará nos próximos dias um requerimento dirigido àqueles Ministérios questionando-os sobre a situação.

José Eduardo Oliveira homenageado a título póstumo

José Eduardo Oliveira, presidente da Associação Desportiva Ovarense, recentemente desaparecido na sequência de um acidente de viação, será agraciado a título póstumo com a medalha de Mérito Municipal, no próximo Dia do Município.
O executivo da Câmara Municipal de Ovar, na sua última reunião ordinária, aprovou ainda distinguir os ex-presidentes de Câmara: Fernando Raimundo Rodrigues, Manuel Fernandes da Silva e José Augusto Guedes da Costa. Serão ainda distinguidas associações e colectividades, como a bem como trabalhadores municipais pela prestação de bons serviços. No desporto, será ainda agraciado Hélder Manuel Reis, presidente do Clube Futebol Aliança.

segunda-feira, julho 05, 2004

Ovarense prepara nova época

A Ovarense Aerosoles SAD anunciou, hoje, oficialmente a contratação do base norte-americano, Herman Alston, para a temporada 2004/05.
Herman Alston tem 35 anos, mede 1,90 e actua nas posições um/dois. Em Portugal, o jogador representou na época 1997/98 a Ovarense e jogou a final do play-off com o Estrelas da Avenida. Jogou ainda no Aveiro Basket entre 2000 e 2003. Na última época, Alston integrou o plantel do clube suíço Riviera Basket.
Em futebol, a nova aquisição da Ovarense, o brasileiro Jefferson, já se encontra em Ovar para iniciar a preparação de início de época com o resto da equipa.

sábado, julho 03, 2004

Opinião
DIAGNÓSTICO AO CARNAVAL DE VERÃO "SUMMER PARADE"

Devemos dar os parabéns a quem empreendeu este evento porque tiveram a coragem
de tentar criar algo que pudesse alterar a rotina vareira, fazendo-se valer da
previsível estadia de inúmeros turistas no nosso país no âmbito do Euro
2004.
Porém houve algo que falhou. Porquê?

Talvez porque:

- O Euro não atraiu o número suficiente de estrangeiros que se esperava,
enfim, não deu para todos como se pretendia;
- A concorrência era fortíssima, os pontos de concentração dos football-fans
tinham programas muito interessantes para os dias de jogos, e não só (veja-se
Aveiro);
- A publicidade foi mal direccionada e mal difundida, talvez tenha sido muito
localizada aqui em Ovar e não tenha passado para os locais dos jogos e
estadia, ou até mesmo chegar ao país dos visitantes;
- Não houve uma tentativa de captar hóspedes para a nossa terra (meios e
capacidade hoteleira vareira para atrair e albergar turistas não são das
melhores, convenhamos);
- O calendário podia ter sido adaptado ao maior fluxo de football-fans, ou
seja, o acontecimento deveria decorrer na fase de grupos (1 ou 2 fins-de-semana
antes) e não na fase de eliminatórias;
- A localização também não foi a melhor, levar o Carnaval aos locais onde
existem maior número de visitantes (estrangeiros ou não) a transitar poderia
ser a escolha acertada (p. ex. Avenida Central no Furadouro talvez fosse o
local ideal para efeito);
- A borla é algo que seduz o Português e se tudo isto está numa fase
experimental e sem qualquer garantia de êxito os organizadores do evento
poderão ter sido demasiado "ambiciosos". Se não fosse isso o Português
teria vindo assistido ao corso, quanto ao estrangeiro já seria mais difícil
mesmo com o Euro 2004 em mãos...

Se a organização está de parabéns pela tentativa, já não está pelo facto
de não ter-se mantido firme até ao fim, admitindo o insucesso, e expor as
razões pelas quais se gerou este mau resultado. Declarar à comunicação
social que os objectivos secundários foram cumpridos, não basta.

Mas como sei que vaticinar é bem mais difícil do que diagnosticar - falar é
fácil - tentei dar uma opinião o mais construtiva possível. Apesar de não
gostar de Carnaval sou vareiro, e reconheço que a par do Azulejo, Pão-de-Ló,
Basquetebol, o Carnaval de Ovar é um bastião na promoção da terra onde
nasci e moro, por isso ... avante camaradas.


Última nota, para algo que se não se situa no quadro desta discussão, mas que
no meu ponto de vista não deixa de ser importante: Esta Summer Parade a
continuar exige um acréscimo de criatividade aos grupos de Carnaval na
concepção da sua indumentária, porque ou se resiste a uma hipotermia no
Inverno (p. ex. escolas de samba) ou a uma hipertermia no Verão (p. ex.
Zuzucas, NP,...). Confeccionar trajes adaptados a condições climatéricas
extremas como são as de Fevereiro e Junho nunca será fácil.
O conforto de quem dá o corpo ao manifesto é fundamental.


Major Alvega


Fundação do Carnaval de Ovar
Presidente admite sair («JN»)

O presidente da Fundação do Carnaval de Ovar, José Américo, admite abandonar o cargo se a Aldeia do Carnaval não for avante. O autarca é mesmo peremptório ao afirmar que a Câmara tem de perceber que este é um projecto do qual depende a continuação do êxito do Carnaval de Ovar. «Questiono seriamente a minha continuidade como presidente da fundação caso o projecto não vá avante, porque é excessivo o esforço humano que é necessário para resolver todos os problemas e conflitos, gerados pela falta de espaços condignos. Há que perceber que o carnaval é da comunidade e, por isso, também conto com a participação de todos os partidos no sentido de lutarem connosco por este sonho», desabafou José Américo, que diz contar ter tudo encaminhado, pelo menos, até ao final do mandato, em 2005.

sexta-feira, julho 02, 2004

Universal Motors
Vigília a caminho do fim

Trabalhadores, SIEC, deputados da Assembleia Municipal de Ovar e administração da Universal Motors reuniram hoje e dessa reunião saiu um acordo de cavalheiros em que a empresa garante o pagamento dos salários de Junho, se os trabalhadores desmobilizarem a vigília que mantêm.
De acordo com o documento, que deverá ser assinado na próxima segunda-feira, os trabalhadores suspensos manterão três representantes no seio da empresa ovarense até serem readmitidos (se forem, porque o caso mantém-se muito bicudo).
Ficou a saber-se que empresa não paga a renda há dois anos, o que deita por terra a desconfiança da existência de interesses imobiliários para o local. Uma acção de despejo ainda não terá sido movida atendendo à situação que vivem os trabalhadores.
Grupo Parlamentar do PCP recebe trabalhadores da Universal Motors

Um grupo de meia centena de trabalhadores da Universal Motors (Ex-Efacec), de Ovar, desloca-se na próxima segunda feira, dia 6 de Julho à Assembleia da República, a convite do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português.
Este convite surge no seguimento do conjunto de contactos que realizados por dirigentes e deputados deste partido com os trabalhadores em luta, desde há várias semanas, em defesa dos postos de trabalho e contra a suspensão dos contratos de trabalho.
De entre os dirigentes do PCP, que já se deslocaram à empresa, destacam-se Armindo Miranda, membro da Comissão Política, e Odete Santos, deputada e membro do Comité Central do PCP, que, a 19/05, entregou na Assembleia da República um requerimento dirigido ao Governo, questionando sobre que atitude tomaria o governo perante esta situação que ameaça cerca de cem trabalhadores.

Associação de Aveiro de Ténis de Mesa
António Fonseca não continua

O vareiro que preside à Associação de Ténis de Mesa de Aveiro garante que não vai recandidatar-se a novo mandato(«Diário de Aveiro»). António Fonseca considera necessária uma renovação. Recorde-se que a sede da associação fica na Casa do Povo de Ovar.
Na ULEB CUP
Ovarense joga em casa

A Ovarense irá disputar os jogos da ULEB CUP no seu pavilhão, em Ovar, e não em São João da Madeira. «Embora as dimensões reduzidas do pavilhão constituíssem problema, a partir do momento em que assegurámos o direito desportivo para a ULEB CUP», diz Álvaro Ribeiro, «fizemos ver ao organismo internacional que estamos numa fase de transição no que toca a instalações, comprometendo-nos a apresentar o pavilhão renovado».

quinta-feira, julho 01, 2004

Ovarense Aerosoles já tem adversários

No sorteio de Barcelona da ULEB Cup 2004/2005, prova na qual participam 42 equipas, distribuídas por sete grupos, o representante português, a Ovarense/Aerosoles, integra o Grupo E.
Do grupo fazem parte outros cinco clubes, o Pamesa Valência, de Espanha, e o Hapoel Jerusalém, de Israel, precisamente os vencedores das duas primeiras edições desta competição, o Vojvodina, da Servia e Montenegro, Metis Varese, de Itália e Chalon de França.
A equipa treinada por Carlos Pinto integra assim, um dos grupos mais fortes da competição, quer pela qualidade dos seus adversários, quer pelo passado dos países de que fazem parte.
OVAR NA RUA COM A SELECÇÃO

Mal soou o apito final do Portugal 2-Holanda 1, o povo de Ovar explodiu para as ruas da cidade numa manifestação espontânea de alegria para festejar o apuramento inédito da nossa selecção para a final do Euro 2004. Foi um autêntico carnaval antecipado: Cantou-se o hino, acenaram-se bandeiras, cachecóis, deu-se largas aos apitos e buzinas de centenas de viaturas em caravana que entupiram positivamente o centro da cidade durante horas. Se hoje foi assim como será no domingo se a selecção das quinas conquistar o caneco?